A pequena moradora de Joinville, Eduarda Gabriel Schuelter, de apenas 10 anos, faturou o título Mini Mirim do Curitiba Summer Tour 2024, na categoria um metro. O torneio finalizou no domingo (24), em Curitiba. O resultado soma-se ao ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), e pode ajudar a garota a alcançar o sonho de disputar as Olimpíadas no futuro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme Tiago Schuelter, pai da jovem amazona, a paixão pelo hipismo e por cavalos começou quando Eduarda tinha seis anos e assistiu, pela televisão, o esporte sendo praticado.

— Levamos para uma aula experimental. Ela amou e daí para frente sempre quis aprender mais e subir mais. Vive assistindo provas de profissionais para aprender sobre as distâncias, alturas, posição de salto, velocidade. Até os brinquedos dela são relacionados a cavalos — disse.

Veja fotos da pequena amazona que sonha com Olimpíadas

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Desde então, a pequena começou a treinar no Joinville Country Club, no qual os pais são sócios. Por lá, convive com os treinadores, pratica o esporte e tem até a própria égua, chamada Leny, que a acompanha nas provas. O animal, inclusive, também foi campeão em Curitiba, neste fim de semana.

A vaga para o torneio nacional foi conquistada no ano passado, quando Eduarda levou o título brasileiro por equipe, na categoria 0,80 metro, no Campeonato Brasileiro de Escolas, no Rio de Janeiro (RJ).

No Paraná, foram três dias de competição. Na sexta-feira (22), ficou em 1º lugar. No sábado (23), em 5º, e no domingo (24), em 1º lugar novamente, computando o 1º lugar geral do campeonato, na categoria Mini Mirim. Este foi o primeiro prêmio nacional individual de Eduarda.

Sonho olímpico

O Curitiba Summer Tour, vencido pela pequena joinvilense na categoria, foi uma das seletivas para a equipe que vai representar o Brasil no Sul-Americano da Juventude 2024 no Equador, em outubro. Porém, apenas estavam sendo selecionados os competidores a partir das categorias de 1,10 metros.

Continua depois da publicidade

No entanto, o resultado conquistado somou-se na pontuação para o Ranking Brasileiro da CBH, o caminho para conquistar uma vaga individual nas Olimpíadas, sonho da amazona.

— Ela sonha em ganhar o brasileiro, conquistar uma vaga para o Sul-Americano no próximo ano, e disputar as Olimpíadas lá na frente — afirma o pai.

Para Paris 2024, por exemplo, são 15 vagas individuais, que podem ser conquistadas pelos Jogos Pan-Americanos e pelo ranking mundial.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

FOTOS: Do conceito à execução, confira como foi a construção da Arena Joinville

Empresa de SC aposta na venda de produtos exclusivos do BBB 24 através do Mercado Livre

Filhotes de cachorro presos em bueiro são salvos enquanto dormiam em cidade de SC