A cidade de Peritiba está num vale entre as colinas que circundam os rios Uruguai, do Peixe e Rancho Grande. O município foi colonizada por imigrantes alemães e italianos. Tendo na agricultura o seu desenvolvimento inicial, como também na madeira de lei, que era transportada para a Argentina por balsas de toras, durante as cheias do Rio Uruguai. Essa madeira era constituída principalmente por cedros. Hoje em dia a economia da agricultura está baseada na produção agropecuária, suinícola e leiteira. Enquanto outras atividades industriais trazem divisas ao município, principalmente a indústria moveleira e de produção de alimentos.

Continua depois da publicidade

Tem na população, que majoritariamente é de ascendência europeia, a alegria e a amizade em receber os visitantes nas principais festas, como o Kerb Fest, e as tradicionais, como o canto, coral e de danças folclóricas. Além do ar puro que há aqui, pode-se admirar as belezas dos jardins espalhados por todos os lados que olhamos.

Na história de Peritiba há fatos que poucas pessoas sabem ou já ouviram falar. Apenas para ilustrar ou pincelar um pouco, recordo o fato de antigamente, quando jagunços rondavam as comunidades durante certa revolução, os homens da comunidade, juntamente com as comunidades de Entre Rios, Rancho Grande e Alto Bela Vista, se uniram formando um grupo de vigilância e defesa, que vigiavam todas as entradas das referidas comunidades. Toda essa movimentação era para evitar surpresas e para viver em tranquilidade aqui, sem sobressaltos ou incursões destes bandidos do começo do século passado.

Continua depois da publicidade

Frase do prefeito

– A magia é notável na população e nas pessoas que nos visitam – Neusa Klein Maraschini

Saiba mais

População: 2.952 habitantes

Localização: Oeste, a 108 km de Chapecó

Área: 96.40 quilômetros quadrados

Emancipação: 14/06/1963

Características: formada inicialmente por alemães e italianos, cidade tem como principal atividade econômica é a agropecuária

Atrativos: turismo rural e festas típicas

Particularidades: cidade com bastante idosos

Curiosidades: Peritiba em tupi-guarani significa “terra das palmeiras” e que, traduzido para o alemão, significa “Palmen Bergen”

Pontos turísticos: Museu Municipal Magnus Leopoldo Kerbe, Igreja Matriz Santo Isidoro e Praças e Portal