Técnicos da empresa contratada pela Casan para construir o sistema de tratamento de esgoto e despoluição da baía Norte instalaram neste sábado a penúltima das 15 estruturas de concreto que, segundo os engenheiros, tornará as águas da região próprias para banho. O içamento da peça de concreto e metal que pesa cerca de 60 toneladas aconteceu no trecho da Beira-mar na altura da rua Osvaldo Rodrigues Cabral, mais próximo do Centro, e exigiu o bloqueio de uma das pistas da avenida no sentido rodoviária.
Continua depois da publicidade
A previsão era que o trabalho se estendesse das 7h às 12h, mas segundo o engenheiro Pery Filho, um dos responsáveis pela obra, o serviço andou como planejado e a liberação da via ocorreu por volta das 10h15. Ele afirmou que esta é a reta final da construção do sistema de tratamento de esgoto e manteve a previsão de que antes do final do ano já será possível melhorar a condição sanitária das águas que banham uma das principais avenidas da cidade.
– Queremos iniciar a pré-operação do sistema ainda em 2018, fazendo testes e ajustes necessários, para ter tudo funcionando no começo de 2019.
A partir do momento em que as obras forem concluídas, os efluentes produzidos pelos imóveis da região não entrarão mais em contato com a água da baía – segundo o engenheiro, isso já deve impedir o crescimento da quantidade de bactérias nocivas no mar.
A próxima estrutura a ser içada ficará nas imediações dos clubes de remo e o trabalho deve ser realizado ao longo da semana.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista com o engenheiro da Casan Pery Filho para o Notícia na Manhã deste sábado (8), com Felipe Reis: