O setor de inteligência do Pentágono afirmou, “com moderada confiança”, que a Coreia do Norte pode desenvolver uma arma nuclear com um míssil balístico, embora a confiabilidade do armamento seja “baixa”.
Continua depois da publicidade
Revelado pelo parlamentar parlamentar Doug Lamborn durante uma audiência nesta quinta-feira e depois confirmado à rede americana CNN pelo Departamento de Defesa, o relatório da Agência de Inteligência em Defesa (DIA, na sigla em inglês), é o documento mais claro que os Estados Unidos possui sobre potenciais avanços no programa nuclear da Coreia do Norte.
No entanto, os Estados Unidos “não acreditam” que a Coreia do Norte tenha a capacidade de lançar um míssil nuclear, declarou nesta quinta-feira um alto responsável americano.”Os norte-coreanos jamais demonstraram esta capacidade e não pensamos que sejam capazes disto atualmente”, disse o responsável.
O Pentágono comentou a declaração afirmando ser “inexata” a conclusão de que o regime norte-coreano desenvolveu, testou ou demonstrou as “capacidades nucleares citadas”.
Em meio a tensões crescentes na península coreana, oficiais de inteligência em Seul afirmam que Pyongyang tem dois mísseis de médio alcance para lançamento iminente em sua costa leste.
Continua depois da publicidade
Os Estados Unidos, juntamente com seus aliados Coreia do Sul e Japão, impulsionaram defesas antimísseis na região, com navios equipados com armamento antimísseis, um radar flutuante e interceptores no arquipélago de Guam.
Comandantes americanos afirmam que suas forças estariam prontas para derrubar um míssil norte-coreano em caso de ameaça à Coreia do Sul, ao Japão ou a bases americanas em Guam.