Manobras radicais, curvas e deslizes do automóvel na pista chamam a atenção de quem gosta de velocidade e estão entre as principais características do Drift. Em Penha, inaugura na próxima segunda-feira a primeira escola volta a modalidade em Santa Catarina, idealizada pelo atual campeão brasileiro de Drift, Márcio Vieira, conhecido por Kabeça.
Continua depois da publicidade
O local escolhido para abrigar a escola é o Kartódromo Internacional Beto Carrero, já que Kabeça é um dos pilotos oficiais do show “Velozes e Furiosos”, uma das principais atrações do parque Beto Carrero World. A ideia de criar a escola especializada em aulas de Drift nasceu há alguns anos, quando o piloto iniciou nas competições, em 2012.
Leia mais notícias sobre automobilismo
Santa Catarina está na rota do Brasileiro de automobilismo
Continua depois da publicidade
– Os treinamentos terão toda estrutura necessária para o aprendizado, desenvolvido exclusivamente para as aulas de Drift, como pista, estrutura com toda segurança e carros adaptados – garante Kabeça, que sonha em fazer um campeonato catarinense com 50% de pilotos catarinenses.
Primeira piloto mulher
A chegada do esporte ao Estado também marca a entrada da primeira mulher no Drift. Bruna Genoin é filha do campeão brasileiro de Rally, Toninho Genoin e diz que tem o amor pelas pistas na veia. Natural de Blumenau, ela iniciou em competições de Kart, onde disputou em provas durante dois anos.
Segundo Kabeça, a participação de Bruna é fundamental para divulgação e crescimento do esporte no Brasil. A estreia oficial em provas será na primeira etapa do campeonato Drift Interlagos, que acontece no mês de agosto, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
-As mulheres estão cada vez mais presentes no automobilismo mundial, a exemplo de Bia Figueiredo, que já correu na formula Indy e atualmente está na StockCar – afirma.
O que é Drift?
Ao pé da letra, drift quer dizer “à deriva”. No esporte a motor originou o surgimento de várias ligas independentes, porém, drift significa pilotar um carro em alta velocidade, quase o tempo todo “andando” de lado. Driftar é levar o carro além dos limites, fazer deslizar de lado, manter e controlar a derrapagem. É preciso equilibrar a velocidade e o ângulo de entrada nas curvas para que o carro atinja o ponto limite entre estar de lado e “rodar”.
Nesta modalidade esportiva, destacam-se aqueles pilotos que conseguem demonstrar suas habilidades técnicas e muita agilidade na condição de absoluto controle sobre as máquinas. O drift nasceu no Japão nos anos 70, por meio do lendário piloto Keiichi Tsuchiya, conhecido mundialmente como “the drift king” (o Rei do Drift), responsável pela notoriedade internacional desse esporte a motor.
Continua depois da publicidade