A cidade de Penha, no Litoral Norte do Estado, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (10), devido à passagem de um ciclone extratropical que causou destruição no município. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada por conta do grande número de casas destelhadas, queda de placas, queda de árvores e estragos em prédios públicos.
Continua depois da publicidade
As aulas estão suspensas no município nesta quarta-feira.
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Segundo o prefeito Aquiles da Costa (MDB), ainda é cedo para contabilizar os prejuízos, mas ele acredita que esse tenha sido um dos eventos que mais causou estragos na história da cidade. Ele se reúne com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) ainda durante esta quarta-feira para definir as medidas que serão tomadas.
Ainda não há registro de desabrigados, mas a prefeitura abriu um abrigo emergencial no ginásio de esportes da Cohab, que fica anexo à escola Horacina Soares Francisco.
Continua depois da publicidade
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro foi danificada pelos ventos e está fechada. As demais unidades funcionam em regime de emergência.
Veja fotos dos estragos
Como pedir ajuda
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militares através do 193. Já o telefone da assistência social é (47) 3345-3914. Para registrar falta de energia, a Celesc pode ser acionada através do 08000 48 0196.
* Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Chuva causa transtornos em Blumenau e região
Portal dos golfinhos de Balneário Piçarras desaba durante passagem de ciclone por SC
Ondas de quase seis metros fecham portos de Itajaí e Navegantes
Bolsonaro veta devolução do dinheiro investido por SC em rodovias federais