O brasileiro Victor Penalber, líder do ranking da categoria até 81 kg, foi eliminado nas oitavas de final do Mundial de Judô do Rio de Janeiro nesta quinta-feira no Maracanãzinho, ao perder para o francês Loic Pietri na sua terceira luta do dia. O carioca de 23 anos, que disputa ‘em casa’ seu primeiro Mundial, foi derrubado faltando 3 minutos e 51 segundos de luta.
Continua depois da publicidade
Na sua primeira luta, diante de Josateki Naulu, de Fiji, Penalber começou em ritmo lento, estudando o adversário, mas não teve dificuldades aplicar o ippon vitorioso faltando 2 minutos e 54 segundos para o fim da luta, para o delírio da sua torcida, que gritava “Vai para cima dele Victor”. Na segunda luta, ele precisou de apenas de um minuto e 12 segundos para derrubar o alemão Alexander Wieczerzak.
Já Katherine Campos foi eliminada logo na segunda rodada do Mundial ao perder para a holandesa Anicka Van Emden, número 3 do mundo e medalhista de bronze no Mundial de Paris-2011. Vigésima colocada do ranking mundial, a pernambucano de 24 anos perdeu por ter levado três punições por falta de combatividade.
Considerada a ‘musa’ do judô brasileiro, Katherine já posou para ensaio sensual. Na estreia, dominou totalmente sua luta com a guatamalteca Yennifer Dominguez, que levou dois ‘shidos’ (penalidades) antes de sofrer um ippon faltando 1 minuto e 58 segundos para o fim.
Victor treina no Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto, junto com Rafaela Silva, que na quarta-feira fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira campeã mundial.
Continua depois da publicidade
Considerado uma grande promessa do judô brasileiro na adolescência, o carioca teve sua carreira ameaçada logo aos 17 anos de idade, quando foi suspenso por 2 anos por doping em 2008.