O brasileiro Victor Penalber ganhou o direito de lutar pela medalha de bronze da categoria até 81 kg no Mundial de Judô de Astana, nesta quinta-feira, ao superar com um ippon espetacular Duminica Valeriu, da Moldávia.
Continua depois da publicidade
A luta foi bastante intensa, e o moldavo chegou a ficar tonto por por ter caído de cabeça no tatame, levando o árbitro a interromper o duelo por alguns segundos.
Penalber foi para cima logo em seguida e derrubou o adversário de forma devastadora, garantindo a vaga na disputa pelo pódio, com pouco menos de três minutos de combate.
Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no mês passado, o brasileiro terá uma parada dura pela frente, o atual campeão mundial Avtandili Tchrikishvil, da Geórgia, que foi surpreendido pelo japonês Takanori Nagase na semifinal.
Nas quartas, o carioca de 25 anos tinha sido derrotado pelo francês Loic Pietri, campeão mundial em 2013, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Na mesma categoria, Leandro Guilheiro, que não disputava o Mundial há quatro anos, ficou pelo caminho na terceira luta, ao ser levar quatro shidos contra o sul-coreano Seungsu Lee.
No feminino, Mariana Silva foi derrotada logo na sua estreia na categoria até 63 kg, ao sofrer imobilização da chinesa Junxia Yang.
* AFP