Em mais um recado endereçado aos jovens católicos, o papa Francisco usou seu Twitter oficial em português para lhes desejar uma boa viagem ao Rio de Janeiro, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na semana que vem. O Pontífice desembarca na segunda-feira para participar de seu primeiro evento religioso na América Latina.
Continua depois da publicidade
“Queridos jovens! Sei que muitos de vocês ainda estão viajando para o Rio. Que o Senhor lhes acompanhe ao longo da viagem!”, escreveu Jorge Bergoglio no microblog.
O papa Francisco chegará ao Brasil sem passaporte. O pontífice será o único no voo de 105 pessoas que entrará no país sem precisar mostrar o documento, já que ele não o tem. Em 2007, na viagem de Bento XVI ao Brasil, seu desembarque quase se transformou em um incidente diplomático.
A Polícia Federal exigiu o passaporte de Joseph Ratzinger. Depois de um momento de indefinição, o papa foi autorizado a entrar em território nacional sem o documento exigido a todos os cidadãos.
Na sexta-feira, os dois papas se encontraram no Vaticano para tratar da viagem ao Brasil. Francisco pediu que Bento XVI orasse por ele. O alemão tem uma relação especial com a Jornada no Rio, afinal foi ele quem a convocou. Francisco convidou Bento XVI a “participar espiritualmente do evento”, entregou ao alemão o programa da viagem, além de tê-lo presenteado com uma medalha comemorativa.
Continua depois da publicidade
Cinco mil militares em Aparecida
Um efetivo de 5 mil homens das Forças Armadas e das Polícias Civil, Militar e Federal vai reforçar a segurança em Aparecida, no interior de São Paulo, para a visita do papa Francisco, que celebra missa na próxima quarta-feira, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita ao Brasil.
Na sexta, parte dos 2,2 mil soldados do Exército que participam da operação chegou à cidade e iniciou o reforço nos principais acessos à basílica e ao Seminário Bom Jesus, onde o pontífice vai almoçar e descansar após a celebração.
A segurança do papa contará ainda com homens das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal e do Corpo de Bombeiros, além de 154 seguranças patrimoniais e representantes da Guarda suíça.