O soldado Rogério Fernandes Matos, dos Bombeiros de Florianópolis, salvou, pelo telefone, um bebê de dois meses e meio. A criança ficou inconsciente após se engasgar com o leite da mãe e foi reanimada pelo pai que seguiu as orientações repassadas pelo bombeiro.

Continua depois da publicidade

Tudo aconteceu muito rápido. Por volta das 21h30min, logo após terminar de mamar, a criança, que não teve o nome revelado, ficou sem ar e perdeu a consciência. Os pais ligaram para os Bombeiros e uma ambulância foi deslocada para o bairro Carianos, no Sul da Ilha.

Após encaminha a ambulância, Matos ficou com o pai da criança na linha e pediu que ele fizesse alguns procedimentos para reanimar o bebê.

– O procedimento é padrão. Pedi que ele deitasse a criança na palma da mão, com a barriga para baixo e batesse de leve nas costas dela – explicou o soldado.

Continua depois da publicidade

Quando o bebê recuperou a consciência, Matos pediu que o pai passasse o dedo mindinho por dentro da boca da criança para ver se não havia ficado alguma sobra que pudesse fazê-la engasgar novamente. Segundo o soldado, este atendimento é comum.

– Essa não foi a primeira vez que eu e o pessoal aqui já atendeu algo assim – contou.

Apesar do salvamento bem sucedido, quando a ambulância chegou na casa, a criança foi levada para o Hospital Infantil.