Órgãos de segurança contabilizam 75 pessoas detidas no Rio Grande do Sul devido às manifestações desta sexta-feira (14). O maior número se refere a Porto Alegre: 51 manifestantes foram encaminhados pela Brigada Militar à Polícia Civil — o motivo foi a obstrução da saída de ônibus da Viação Teresópolis Cavalhada, na Zona Sul, no início da manhã.

Continua depois da publicidade

Além da Capital, há detidos pela BM em Pelotas (10), Sapucaia do Sul (6), Canoas (4), Alvorada (1) e Cachoeirinha (1). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve duas pessoas e apreendeu veículos em Eldorado do Sul — manifestantes queimaram pneus e danificaram o asfalto no Km 127 da BR-116.

No fim da manhã, os mais de 50 detidos em Porto Alegre estavam na 2ª Delegacia da Polícia Civil (Menino Deus) para registro dos flagrantes (estão sendo assinados termos circunstanciados). Conforme a corporação, os casos são analisados um a um. No local, que contou com reforço na segurança, concentraram-se familiares e advogados dos manifestantes.

Greve geral

Os grupos que entraram em confronto em Porto Alegre aderiram à Greve Geral, promovida por sindicatos e entidades sociais. As manifestações, que ocorrem em todo o Brasil, protestam contra diversos temas, mas o principal deles é a reforma da previdência.

Continua depois da publicidade