Os fortes ventos e tempestades provocaram alagamento e destelhamento em diversos municípios de Santa Catarina. Um balanço divulgado na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil aponta pelo menos 488 residências atingidas e 2,7 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas e ventos. 29 pessoas ficaram desalojadas.
Continua depois da publicidade
Em Rodeio e Ascurra os fortes ventos que atingiram o Vale do Itajaí, na tarde de terça-feira, 27 de dezembro, foram causados por um tornado.
Foram registradas diversas ocorrências em várias regiões do Estado. E o tempo instável deve continuar em SC, com chance de chuva a qualquer momento e possibilidade de rajadas de ventos e descargas elétricas.
Entre a sexta e o sábado há previsão de altos volumes de chuva, por conta de novos temporais, com chance maior nas cidades entre o litoral e o Centro do Estado.
Continua depois da publicidade
Confira o balanço dos estragos em SC:
** Dia 27 de dezembro
ALFREDO WAGNER
Vendaval provocou o destelhamento de residências e quedas de árvores em localidades do interior. Segundo informações da COMPDEC, um óbito por queda de árvore, uma criança de 13 anos. 5 residências atingidas. 21 afetados.
RODEIO
Tornado e vendaval provocaram o destelhamento de residências e danos estruturais em edificações empresariais, quedas de árvores e galhos. 200 residências atingidas. 800 afetados.
MONTE CASTELO
Fortes ventos atingiram o município. 3 residências atingidas. 12 afetados.
TIJUCAS
Fortes ventos causaram o destelhamento de residências e um galpão, quedas de galhos de árvores comprometeram O fornecimento de energia em alguns bairros. 5 residências atingidas. 20 afetados.
Continua depois da publicidade
JOINVILLE
Fortes ventos causaram o destelhamento de residências, quedas de árvores e galhos comprometeram o fornecimento de energia em quase todos os bairros, segundo informações repassadas pela Celesc, 60 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. 250 residências atingidas. 1800 afetados. 19 desalojados.
BARRA VELHA
Fortes ventos causaram o destelhamento de residências, quedas de árvores e galhos comprometeram o fornecimento de energia em alguns bairros. 6 residências atingidas. 24 afetados.
VIDAL RAMOS
Ventos fortes acompanhados de granizo fino provocaram a queda de árvores, danificando o sistema de fornecimento de energia para boa parte das unidades consumidoras do município. Danos materiais associados à quedas de postes.
Continua depois da publicidade
RIO DO CAMPO
Fortes ventos causaram o destelhamento parcial de residências e de uma igreja. 6 residências atingidas. 24 pessoas afetadas.
** Dia 28 de dezembro
IMBUIA
Alto acumulado pluviométrico, precipitado de forma localizada resultando em processos de enxurradas sobre duas ruas atingindo algumas casas e comércios.
ITUPORANGA
Alto acumulado pluviométrico, precipitado de forma localizada resultando em processos de enxurradas sobre algumas ruas atingindo casas e comércios. 1 residência atingida. 4 afetados. 4 desalojados.
Continua depois da publicidade
CONCÓRDIA
Alto acumulado pluviométrico, associado ao sistema de drenagem insuficiente, resultou em pontos de alagamentos sobre algumas ruas gerando danos à algumas casas e comércio local. Houve também a queda de árvore sobre a edificação de uma escola municipal. 1 instalação pública e 4 residências atingidas. 16 afetados.
LONTRAS
Alto acumulado pluviométrico, precipitado de forma localizada resultando em processos de enxurradas e alagamentos sobre algumas ruas atingindo casas e comércios.1 instalação pública e 2 residências atingidas. 6 afetados. 6 desalojados.
WITMARSUM
Quedas de árvores danificaram a energia elétrica do município. Destelhamentos de poucas residências e galpões. Registro de danos na agricultura. Foi disponibilizado ao bombeiro de presidente Getúlio o qual atende a cidade um rolo de lona para distribuir se algum morador precisar.
Continua depois da publicidade
** Dia 29 de dezembro
TUBARÃO
Alto acumulado pluviométrico, associado ao sistema de drenagem insuficiente, resultou em pontos de alagamentos sobre algumas ruas gerando danos à algumas casas e comércio local.
COCAL DO SUL
Alto acumulado pluviométrico, associado ao sistema de drenagem insuficiente, resultou em pontos de alagamentos sobre algumas ruas, sem o registro de danos.
MAFRA
Fortes ventos causaram o destelhamento de residências e quedas de árvores e galhos. 6 residências atingidas. 24 afetados.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Epagri confirma que tornado atingiu Rodeio e Ascurra, no Vale do Itajaí
Chuva provoca alagamentos nos bairros Vila Nova e Victor Konder, em Blumenau
Semana termina com tempo instável e temperaturas altas em SC