Cinco rios, localizados no Planalto Norte de Santa Catarina, atingiram a situação de atenção neste fim de semana por causa da chuva. De acordo com levantamento da Defesa Civil, o Rio Negro, em Mafra, já chegou ao estado de emergência com 9.208 centímetros acima do normal – subindo aproximadamente 2,8 centímetros por hora.
Continua depois da publicidade
Dados do Epagri/Ciram mostram que o mês de maio foi um dos mais chuvosos em algumas regiões de SC desde 1994.
Ao todo, a enchente atingiu 282 pessoas em Mafra, pertencentes a 83 famílias que estão desabrigadas e desalojadas. De acordo com órgão, 33 famílias estão no ginásio do Cemma, nove no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e mais 41 na casa de familiares.
A Defesa Civil municipal realiza o levantamento de prejuízos aos moradores e as vias públicas do município, e deve decretar a situação de emergência. O órgão ainda esclarece que quem abandonou a casa e não notificou o órgão deve realizar o cadastro, pelo telefone (47) 3643-7742.
Já em Rio Negrinho, o nível está em 450 centímetros acima do normal, baixando seis centímetros no início desta tarde. A prefeitura já começou a disponibilizar kits de limpeza aos atingidos, a estimativa é que pelo menos 25 famílias ficaram desabrigadas durante a enxurrada. Neste domingo, oito delas ainda permaneciam fora das casas.
Continua depois da publicidade
A pior situação na cidade aconteceu no Centro, onde a água ainda estava alta no fim da tarde desde domingo.
Nesta segunda-feira, as aulas da rede municipal, estadual, das oficinas pedagógicas (de natação) e da Escola de Música Valdeci Maia foram canceladas. Além disso, na rede particular não haverá aula.

A estação Três Barras atingiu 6212 centímetros acima do normal, subindo aproximadamente 2,4 centímetros por hora. Como medida preventiva, a Defesa Civil retirou 20 famílias de suas residências que moram em área mais baixa no município. Já em Canoinhas, o nível do rio está acima do normal, mas estabilizado. O mesmo acontece com Campo Alegre e São Bento do Sul.
Continua depois da publicidade