Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, Rússia e Suíça. Representantes desses quinze países classificados para a Copa do Mundo já visitaram ao menos um Centro de Treinamento de Seleção (CTS) em São Paulo. Outras cinco seleções que disputam vagas na repescagem – França, Grécia, México, Portugal e Suécia – também viajaram pelo Estado em busca de futura hospedagem.
Continua depois da publicidade
O território paulista deve ser o mais disputado para a competição. Há 30 CTS selecionados pela Fifa à disposição das seleções. De acordo com o Comitê Organizador Local (COL), a procura é maior nos municípios próximos à capital. Campinas (17 visitas), Mogi das Cruzes (16) e Itu (15) foram as cidades mais avaliadas. São Paulo e Santos tiveram 14 visitas cada.
A expectativa das autoridades é que ao menos dez seleções se alojem no Estado. Algumas delas, de acordo com informações vazadas pelos donos das sedes, estão com negociações bem avançadas. O São Paulo Futebol Clube confirmou que os Estados Unidos devem ficar em seu CT na Barra Funda, na capital, e a Espanha pode ficar no CT de Cotia, onde treinam suas categorias de base; o Santos, por sua vez, afirma que a Vila Belmiro deverá abrigar a delegação do México, caso o país se classifique. Representantes mexicanos visitaram as imediações santistas três vezes: duas em 2012, uma em 2013.
Outras delegações que não escondem a vontade de ficar em São Paulo são Suíça, já classificada, e a França, que disputará vaga contra a Ucrânia nos dias 15 e 19 de novembro deste ano. Os suíços deverão ficar na região litorânea do Guarujá enquanto os franceses esperam ir para Ribeirão Preto, no interior do estado, para onde viajaram quatro vezes este ano. A Austrália também tem boas chances de se instalar no Estado. Membros da comissão técnica do país visitaram sete CTS paulistas nos últimos três anos.
A relação definitiva sairá apenas em janeiro de 2014. Até lá há um burocrático processo a ser cumprido pelas seleções. Cada uma delas pode escolher três CTS, em ordem de prioridade, pela internet, até dezembro deste ano. Caso duas delegações escolham um mesmo local como primeira opção, a vaga ficará com quem assinalou primeiro. A maioria dos times deve fechar suas escolhas após o sorteio das chaves da Copa, em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, às 13 horas, com transmissão para 193 países.
Continua depois da publicidade