Foram mais de 20 anos de carreira, mas a primeira partida de Pelé disputada fora de São Paulo com a camisa do Santos aconteceu contra o América, de Joinville, no Norte de SC. O jogo ocorreu em 17 de fevereiro de 1957, poucos meses antes do craque, que morreu nesta quinta-feira (29), começar a se destacar no cenário nacional.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A partida foi realizada no estádio do América, na época localizado na rua Duque de Caxias. Em 1957, o Galo da Zona Norte já havia conquistado quatro títulos do Campeonato Catarinense – apenas atrás de Avaí e Figueirense – e era uma das forças do Estado. Do outro lado, o Santos tinha vencido apenas três estaduais, sendo o então bicampeão paulista.
O Peixe passou pela cidade para disputar um amistoso contra o América e tinha no elenco o jovem Pelé, de 17 anos, que fazia apenas a quinta partida como titular pelos paulistas. O jogador, que vinha a se tornar o maior artilheiro da história do futebol, não marcou nenhum dos gols santistas na vitória por 5 a 0. Os marcadores foram Zinho (dois), Dorval (dois) e Jair Rosa Pinto.
Mesmo sem marcar, Pelé chamou a atenção de quem acompanhou a partida no estádio do América. Em um registro do jornal A Notícia, o jogador foi apontado como um destaque entre os santistas.
Continua depois da publicidade
“Outro do ataque que tem futebol para dar e vender é o garoto Pelé, esta descoberta de Waldemar de Brito. Com seus 17 anos, joga uma enormidade, e não é sem razão que o Santos o tenha sob contrato por cinco anos”, disse parte da reportagem.
Após o jogo contra o América, o presidente da Liga Joinvilense de Futebol, José Elias Giuliari, negociou com o time paulista mais uma partida amistosa na cidade contra uma Seleção da Liga, formada com jogadores de América e Caxias. O jogo terminou com vitória santista por 3 a 1, mais uma vez sem Pelé balançar as redes.
Assista o vídeo sobre Pelé
Leia também:
O dia em que Pelé jogou em Blumenau e parou a cidade
Pelé foi recusado por time de SC aos 16 anos; relembre histórias do ídolo no Estado
Morte de Pelé gera comoção de atletas, políticos e celebridades