Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa 82 anos neste domingo (23) com bom humor e alegria. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o rei do futebol afirmou que, se Deus permitir, deseja viver “por mais uns 82 anos”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
“No meu aniversário, eu apenas quero expressar a minha gratidão. A vida é muito boa. Completar 82 anos junto a vocês, com saúde, é o melhor presente. Obrigado por tudo o que tenho recebido”, escreveu no Instagram.
— Meus amigos do Brasil e de todo o mundo, eu fico feliz, muito feliz por estar aqui hoje com vocês e porque Deus me deu essa saúde para eu poder agradecer a vocês tudo o que eu tenho recebido. O mundo inteiro fala em Pelé, o mundo inteiro sabe que estou agradecendo pela idade e por tudo que eu tenho recebido neste mundo. 82 anos é um presente de Deus. Espero que a gente continue muito tempo junto. E, se Deus quiser, e nossos queridos amigos, por mais uns 82 tá bom. E que fique bem claro: eu agradeço de coração tudo o que eu tenho recebido nesse mundo, meus fãs e as pessoas que me adoram. Muito obrigado — disso o Rei do Futebol em vídeo.
No último aniversário, o camisa 10 da Seleção Brasileira passava por uma fase mais intensa de seu tratamento contra tumor de cólon, diagnosticado em setembro de 2021.
Continua depois da publicidade
O rei chegou a pedir boinas de presente para usar nas idas ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passava por quimioterapia.
Figueirense é derrotado pelo Hercílio Luz na semifinal da Copa SC
Pelé começou sua carreira no Santos aos 15 anos e marcou seu primeiro gol pelo Brasil na Copa Roca, disputada contra a Argentina no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
A Seleção Brasileira acabou perdendo por 2 a 1. Um ano depois, em 1958, o rei estreou na Copa do Mundo, aos 16 anos.
Roberto Alves: “Podemos começar a projetar a próxima temporada no futebol de SC”
Três vezes Campeão Mundial (1958, 1962 e 1970), o artilheiro está entre os maiores de todos os tempos e foi eleito o atleta do século XX, com 765 gols em 812 partidas e 1283 gols em 1363 jogos, incluindo amistosos não oficiais.
Continua depois da publicidade
Agora, sua meta é cumprir a promessa que fez a si mesmo de ir até o Qatar para viver in loco sua última Copa do Mundo.
— No próximo Mundial quero ir e assistir, se Deus quiser. Vou pendurar a chuteira para poder ficar em casa e aproveitar a família. Meus filhos estão todos adultos. Até brinquei com o Tite: “se você continuar de treinador da seleção, a próxima Copa vai ser a última que vou jogar. Depois disso, não me convoca mais” — disse ele em entrevista à Folha em dezembro de 2018.
Marcílio Dias goleia o Carlos Renaux e encaminha vaga na final da Copa SC
Ao longo do dia, o Santos tem publicado em seu perfil oficial no Instagram homenagens ao jogador. Em uma delas, uma foto do craque na juventude acompanha a frase “Aquele que transformou o número 10 em algo que transcende o futebol”.
Jogadores como Rodrygo Goes, Neymar Jr., Ronaldinho Gaúcho, Ketlen Wiggers, Falcão, Pepe e o perfil oficial de Diego Maradona, administrado por seus filhos, também celebraram a vida do ídolo.
Continua depois da publicidade
*A reportagem é de Paola Ferreira Rosa
Veja fotos do Pelé quando jogou pela seleção brasileira
Leia também:
Brasil é favorito para ganhar a Copa do Mundo em casas de aposta