Restrita a colecionadores, personalidades e museus, a arte vibrante do artista plástico pernambucano Romero Britto estará disponível a um número maior de pessoas a partir de maio. Facilmente identificados pela miscelânea de cores e pelo traço inspirado na pop art, os desenhos alegres e bem-humorados serão impressos pela primeira vez em cerâmicas para piso e parede.

Continua depois da publicidade

Veja mais imagens das peças e do lançamento na galeria de fotos

Presente na 11ª Expo Revestir, realizada no início de março em São Paulo, o artista (foto abaixo) demonstrou empolgação com a impressão inédita de seu trabalho. Segundo explicou, cada peça partiu de uma pintura original e resultou de um trabalho conjunto entre o artista e o fabricante dos revestimentos.

(Foto: Ana Carolina Bolsson)

– Quando se pinta um quadro, é uma coisa,mas,quando se reproduz essa imagem em azulejo, é uma situação especial – analisou Britto.

Adorado por celebridades e pelo público leigo, o artista disse que a iniciativa contribui para difundir a sua obra, permitindo que um número maior de pessoas tenha uma criação sua em casa.

Continua depois da publicidade

– Minha arte é de inclusão. Não quero fazer para poucos e ricos e sim democratizar o meu trabalho e a nossa cultura. Eu logicamente teria uma cozinha com estas cores vibrantes – aliás, já tenho uma vermelha em uma casa e uma toda branca em outra, que é mais tranquila e relaxante, na qual eu posso contrabalancear essa energia toda – finaliza o artista.

O universo Romero Britto invadiu há algum tempo a casa pela boca, ou pela mesa. Agora a sua criatividade aboliu as fronteiras da casa e passou a propor revestimentos de todo tipo. Na feira Abimad, havia peças de design reconhecido com superfícies revestidas com a sua também reconhecida arte. É a customização do design. Ou será a adoção da arte pelo design? (Eleone Prestes)