Prestes a completar quatro décadas, a Oktoberfest de Blumenau tem uma história que começou muito antes da primeira edição da festa. Entre as enchentes que arrasaram o Vale do Itajaí no início dos anos 1980, muita coisa aconteceu para que os festejos pudessem se realizar e crescer para se tornar a segunda maior Oktober do mundo.

Continua depois da publicidade

Quando a festa blumenauense era apenas uma ideia, uma carta foi entregue ao então prefeito de Munique, na Alemanha, cidade natal da principal Oktoberfest do globo. E, em 2023, um objetivo muito antigo finalmente foi alcançado: em sua 38ª edição, a Oktoberfest de Blumenau é, pela primeira vez, considerada oficialmente irmã da Oktoberfest de Munique.

Com o direito da marca adquirido para usar em Blumenau, a conexão da cidade com as raízes alemãs está ainda mais forte. Essa aproximação, que foi buscada desde o início da realização da festa no município catarinense, foi formalizada neste ano, com um convite recíproco: em reunião virtual realizada no último mês de maio, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, foi convidado pelo presidente da organização da Oktoberfest de Munique

Clemens Baumgärtner, para estar presente na cerimônia de abertura da festa alemã, que ocorre neste sábado (16).

Comitiva Internacional

No último mês de julho, uma comitiva formada pelo prefeito de Blumenau, o secretário de cultura e relações institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, e o jornalista e diretor-geral de comunicação da Prefeitura, Felipe Rodrigues, passou por diversas cidades alemãs para estreitar ainda mais os laços do município catarinense com o país, reforçando o intercâmbio cultural e econômico, além dos acordos de cooperação entre cidades.

Continua depois da publicidade

No roteiro de viagem da comitiva estava também a cidade que abriga a principal Oktoberfest do mundo. Na visita, retribuiu o convite recebido em maio para que o prefeito do município alemão, Dieter Reiter, visite a Oktoberfest de Blumenau e integre a cerimônia de abertura, que ocorrerá em 4 de outubro. A passagem de onze dias da equipe pela Alemanha também incluiu visitas às cidades de Hasselfelde, terra natal do fundador do município catarinense, Dr. Blumenau; Erfurt, onde nasceu o naturalista e biólogo Fritz Müller; e Weingarten, que já é cidade-irmã de Blumenau.

Oktoberfest Blumenau 

Com muita música, gastronomia e tradição, a 38ª edição da Oktoberfest Blumenau terá início em 04 de outubro e se estende por 19 dias, encerrando em 22 de outubro. A festa reúne cervejarias locais e nacionais, sabores típicos da gastronomia germânica, desfiles e o tradicional concurso da realeza, formada por uma rainha e duas princesas, que é responsável por levar o nome da festa para o Brasil e o mundo. Neste ano, a cerveja oficial é a Spaten, criada em Munique em 1397. 

A festa acontece no Parque Vila Germânica e os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento. A partir desta edição, todas as terças-feiras também terão entrada gratuita. Atualmente as segundas-feiras, primeiro e último dia de evento já oferecem este benefício. A decisão vai oportunizar que mais pessoas visitem a festa e conheçam a cultura e tradição germânica, resultando em mais de 30% do evento sem pagamento de ingresso.

Garanta seu ingresso agora mesmo no site oficial.

Saiba mais sobre o Estúdio NSC Branded Content e acompanhe as novidades do Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quanto custa um Airbnb para a Oktoberfest Blumenau 2023 e onde se hospedar

Quanto vai custar o chope na Oktoberfest Blumenau 2023

Quem são as 10 finalistas no concurso de rainha da Oktoberfest Blumenau 2024