Por mais que no esporte sempre prevaleça o respeito pelo adversário, fica até difícil não dizer o quão fácil foi para as equipes de Blumenau a primeira fase da Copa Santa Catarina de basquete. A começar pelo masculino: jogando em casa, no ginásio da SRE Ipiranga, a equipe da Apab venceu sem dificuldades Rio do Sul (89 a 45) e Balneário Camboriú (83 a 30), confirmando o primeiro lugar. Agora o time aguarda a definição de como – e onde – será a segunda fase para seguir à procura do primeiro título da temporada.
Continua depois da publicidade
Mas impressionante mesmo foi o desempenho das meninas comandadas pelo técnico João Camargo Neto. Com uma média de apenas 22 pontos sofridos nas três partidas, o time do Vasto Verde massacrou Criciúma (67 a 29), Sociedade Ginástica de Joinville (83 a 19) e o Avaí de Florianópolis (69 a 18). A equipe somou incríveis 219 pontos e sofreu 66, consolidando a primeira colocação com certa facilidade.
Pelo masculino, Brusque também ficou na primeira colocação com 100% de aproveitamento na Chave A. Nos outros grupos, Joaçaba e Joinville também garantiram a classificação. Já no feminino, Chapecó teve um desempenho semelhante ao de Blumenau e também garantiu ampla vantagem sobre as adversárias, com 250 pontos marcados em três partidas e apenas 97 sofridos. O Salesiano de Itajaí ficou na segunda posição.