O objetivo é criar uma consciência de responsabilidade entre indivíduos e organizações para valorização da vida.
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Unir esforços em torno da preservação da vida é o mote da campanha editorial lançada ontem pelo Grupo RBS em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal e órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) – Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias. O objetivo da ação é criar uma consciência de responsabilidade nos indivíduos e nas organizações para priorizar a segurança, a prevenção de acidentes e a valorização da vida em todas as ações e comportamentos, iniciativa mais do que pertinente em tempos de banalização da violência e de exemplos cotidianos de irresponsabilidade que colocam em risco o bem maior de todo ser humano. Tendo em mente justamente isso, que a vida é sim o bem maior e que dela derivam todos os outros direitos, a iniciativa editorial vai fazer parte do dia a dia dos catarinenses durante toda a temporada de verão.
A palavra de ordem é prevenção. Os jornais, emissoras de rádio e de TV e plataformas online do Grupo RBS chamarão a atenção para descuidos ou imprudências que podem ter grandes e muitas vezes irremediáveis consequências. A intenção da campanha é alertar para os riscos de determinados comportamentos – sejam individuais, do setor empresarial ou de representantes do setor público. Todas as reportagens que mereçam um alerta nesse sentido receberão o selo especial Uma Vida Vale Muito. Incentivar a cultura da prevenção é falar com os motoristas para a redução das tragédias nas nossas estradas e consequentemente poupar vidas.
Incentivar a cultura da prevenção é dialogar com pais sobre os cuidados que devem ser tomados com os filhos pequenos perto de fogões e outros apetrechos nas cozinhas. Incentivar a cultura da prevenção é conversar com os jovens e adolescentes sobre o fantasma das drogas. Incentivar a cultura da prevenção é discutir com as autoridades eventuais omissões nas atribuições de fiscalizar. Incentivar a cultura da prevenção é dizer aos banhistas que evitem entrar no mar em locais perigosos e sem salva-vidas. Os exemplos são muitos, e todos são absolutamente importantes.
Enfim, trabalhar para solidificar cada vez mais uma cultura preventiva na nossa sociedade, em vez de só chorar e lamentar pelas tragédias e cobrar apuração de responsabilidades depois das ocorrências, é contribuir para uma sociedade melhor. Afinal, toda vida vale muito!
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