Moradores do bairro Bucarein, região central de Joinville, registraram o aparecimento de peixes mortos no rio Cachoeira, na manhã desta quinta-feira (11).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O rio passa aos fundos da casa do morador Rafael de Souza Oliveira. Ele conta que, por volta das 9h30, percebeu, da sacada de casa, uma mancha branca no rio, além de um forte cheiro de peixe.
Ao fazer imagens com o drone para verificar do que se tratava a mancha, ele percebeu que havia um cardume no local. Todos os peixes já estavam mortos.
> VÍDEO: saiba onde ficam as nascentes do rio Cachoeira em Joinville
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o morador, pelo menos uma vez ao ano esse tipo de situação acontece.
– Não é a primeira vez. Todos os anos acontece pelo menos uma vez. O cardume pega a entrada do rio e morre, acredito, pela poluição – comenta.
> Piora a qualidade da água na bacia do rio Cachoeira em Joinville
Assista ao vídeo:
Peixes mortos surgiram no rio Cachoeira na manhã desta quinta-feira (11). Mancha branca chamou a atenção de morador da região central da cidade. Confira a matéria: https://t.co/AczQzYy8sd.
— Jornal A Notícia (@anonline) February 11, 2021
Imagem: Rafael Oliveira/arquivo pessoal pic.twitter.com/id42b8FVJ6
Suspeita de desequilíbrio ambiental
Técnicos da Unidade de Fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) estiveram no local e não encontraram indícios que a água tenha sido contaminada com produto químico. Amostras da água foram coletas e passarão por exames laboratoriais na tentativa de identificar a causa da mortandade.
– A suspeita é que possa ter acontecido um desequilíbrio ambiental durante o movimento de maré, na madrugada, e que o encontro da água doce com a salgada pode ter interferido na oxigenação – explicou a secretária Schirlene Chegatti.
Continua depois da publicidade
De acordo com o relato dos moradores, os peixes apareceram nesta manhã, o que reforça a possibilidade que o fenômeno tenha acontecido durante a noite.
Durante a tarde, devido ao nível da maré, boa parte do cardume se dispersou. Por isso, não foi necessária fazer a remoção dos animais. Técnicos da Prefeitura de Joinville vão continuar fazendo o monitoramento da área.