Sem dúvida, a natureza nunca deixará de nos surpreender com sua beleza e peculiaridades. Uma delas é o peixe com dentes humanos, o peixe-ovelha (sheephead – cabeça de ovelha ou carneiro, em português), espécie que tem dentes muito semelhantes aos dos humanos, inclusive incisivos e molares.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O peixe-ovelha é um peixe especial que se tornou conhecido depois que várias fotos exibindo seus dentes foram compartilhadas online.
Muitas pessoas acharam as imagens assustadoras, enquanto outras demonstraram surpresa com a semelhança.
Onde eles vivem
Nativo das costas do Golfo e do Atlântico dos Estados Unidos, o peixe-ovelha pode ser encontrado nas águas costeiras da América do Norte, de Cape Code, Massachusetts ao Golfo do México, em áreas rochosas, molhes, manguezais, recifes e cais. Eles crescem, principalmente, em águas salobras.
Continua depois da publicidade
Seu tamanho pode variar entre 25 e 50 cm de comprimento, podendo chegar a 90 cm e pesar até 9,6 kg.
Algumas vezes, o peixe com dentes humanos é chamado de “peixe condenado” pelo fato de ele ter listras verticais pretas sobre seu corpo – nos EUA, alguns detentos usam uniforme branco com listras pretas.

> Quanto vale uma medalha de ouro? Veja valor que atletas ganham nas Olimpíadas
Por que o peixe tem dentes semelhantes aos de humanos?
Quase todos os animais possuem dentes. Quando se trata de peixes, depende da espécie. Os dentes podem ser encontrados em sua boca, lábios, garganta, língua e maxilar superior e inferior.
Os tipos de dentes variam de acordo com sua alimentação. Os peixes-ovelha têm dentes parecidos com os dos humanos porque se alimentam, principalmente, de crustáceos.
Continua depois da publicidade
O peixe-ovelha faz parte de uma família de peixes chamada Sparidae, que inclui espécies que se envolvem em várias formas de hermafroditismo, seja de macho para fêmea, o reverso ou unissex. No entanto, o peixe-ovelha não muda de sexo.
Eles começam a desenvolver dentes quando estão com apenas 4,5 mm de comprimento e, quando atingem 15 mm de comprimento, já têm todos os dentes na boca.
O peixe-ovelha tem incisivos pontiagudos posicionados na parte frontal da mandíbula e molares distribuídos em três fileiras na mandíbula superior e duas fileiras na mandíbula inferior.
Suas mandíbulas são tão poderosas que eles são conhecidos por conseguirem quebrar anzóis de metal ao meio.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, não há explicações científicas sobre o porquê de o peixe-ovelha ter esse nome, mas especula-se que seja pelo fato de seus dentes se parecerem com os de ovelha.
> Carneiro ataca e derruba casal de idosos de altura de 40 metros em SC

Como se alimentam
Onívoro (animais que se alimentam de fonte animal e vegetal), o peixe-ovelha usa os dentes para se alimentar de pequenos animais vertebrados e invertebrados, assim como de plantas. Seus molares duros e resistentes o ajuda a esmagar a carapaça de suas presas, como caranguejos, mexilhões, camarões e ostras (suas presas favoritas).
Quando são jovens, os peixes-ovelha comem minhocas marinhas, briozoários “animais musgo” e praticamente qualquer coisa de corpo mole que possam encontrar. Depois que atingem cerca de 50 mm de comprimento, eles começam a comer presas mais robustas.
> Vídeo: jacaré reage à aproximação de morador em Laguna, no Sul de SC
Nessa fase, a musculatura da mandíbula do peixe também está se desenvolvendo e isso vai se tornando melhor até a velhice. Por isso, um peixe velho que vive próximo a locais onde eles possam encontrar muitas presas de casca dura, têm muito maior poder de esmagamento da mandíbula do que um peixe mais jovem em um ambiente com menos alimento.
Continua depois da publicidade
Hábitos de vida
Essa espécie de peixe é muito sensível às mudanças nas condições da água. Eles são filtradores e abandonam os lugares quando as águas se tornam poluídas. No Brooklyn, em Nova York, por exemplo, há uma baía chamada Sheepshead Bay, em homenagem a esse peixe, mas não é possível encontrar mais nenhum em suas águas, pois a espécie abandonou a baía conforme a poluição das águas aumentava.
Nos meses mais frios, os peixes-ovelha se movem para o mar para desovar e, no verão, ficam perto da costa.
Os peixes com dentes humanos são um alvo comum entre os pescadores devido ao seu tamanho e, inclusive, já estiveram em risco no passado devido à pesca excessiva.
Eles são fáceis de pegar e, por comerem principalmente diferentes tipos de caranguejo e camarão, sua carne têm gosto de carne de caranguejo. Mas para pegá-los é preciso força, porque eles são nadadores muito fortes e, assim que são fisgados, nadam de lado fazendo muita força.
Continua depois da publicidade
Os peixes-ovelha são admirados pelos apreciadores de comida por sua carne branca e fina e sabor suave e palatável, embora seja difícil de limpar e cozinhá-lo devido às suas escamas pesadas e espinhos fortes. É vendido fresco e congelado e pode ser preparado no forno, na grelha e no micro-ondas.
> Capivara é removida de lago na Praça do Congresso, no Centro de Criciúma

Peixe com dentes semelhantes aos de humanos pode morder pessoas?
A estrutura e composição dos dentes dos peixes-ovelha são semelhantes aos dentes humanos, sendo ambos revestidos com esmalte, por exemplo.
Porém, apesar da semelhança, isso não significa que esses peixes irão morder uma pessoa que esteja nadando.
Eles não representam nenhuma ameaça para os humanos, a menos que sejam provocados.
Mais curiosidades sobre os peixes-ovelha
Os ovos dos peixes-ovelha são planctônicos (não têm órgãos de locomoção ou os têm rudimentares, sendo arrastados pela correnteza), com uma gema clara e um único glóbulo de óleo amarelo. Após a eclosão no mar, as larvas são transportadas por correntes para águas costeiras, onde amadurecem e se tornam peixes jovens.
Continua depois da publicidade
Existem algumas espécies de peixes de água salgada que podem ser confundidas com os peixes-ovelha, como a miraguaia ou corvina-preta, mas não possuem dentes semelhantes aos de humanos e espinhos afiados em suas nadadeiras dorsal e anal.
Outra espécie é o freshwater drum, um peixe de água doce da América do Norte e América Central, que, às vezes, é chamado de peixe-ovelha.
> Oito peixes de espécie em extinção são vistos em São Francisco do Sul em fenômeno raro; veja vídeo
Conheça 3 animais bizarros e curiosos no vídeo
Leia também
Você conhece de fato os símbolos olímpicos de 2021? Descubra
Continua depois da publicidade
Atletas olímpicos podem beber álcool?
Voto impresso: veja como funciona e entenda a polêmica
Lotofácil da Independência 2021: saiba mais sobre início das apostas para maior prêmio da história