O tradicional cheiro de peixe não apareceu na manhã desta segunda-feira no Mercado Público de Florianópolis. As 13 peixarias estão fechadas por falta de reconhecimento como entreposto pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que permitiria aos comerciantes adquirir mercadorias dos pequenos produtores, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Continua depois da publicidade

A partir desta segunda-feira, os donos de peixarias só podem comprar peixe direto de pescadores se o estabelecimento estiver registrado como entreposto. Caso contrário, só poderá adquirir a mercadoria de um estabelecimento que tenha o título. Os peixeiros do Mercado Público reclamam que isso prejudica a qualidade do produto vendido. A alteração foi determinada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) na reabertura do Mercado Público em agosto de 2015, quando estabeleceu que o município deveria instalar o Serviço de Inspeção Municipal e reafirmar a continuidade desses estabelecimentos enquanto entrepostos. O prazo expirou no começo do ano, sendo prorrogado pela Cidasc por seis meses, encerrados domingo.

— Houve um período para se adaptarem, mas isso não aconteceu. Acreditamos que isso não muda o comércio, apenas que o produto não chega direto do pescador, mas de outros estabelecimentos. Várias peixarias da cidade fazem isso – afirmou o secretário municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura, William Costa Nunes, em entrevista ao telejornal Bom Dia SC.

As 13 peixarias do Mercado Público de Florianópolis não abriram as portas nesta segunda-feira
As 13 peixarias do Mercado Público de Florianópolis não abriram as portas nesta segunda-feira (Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)

O gerente de articulação da CDL, Hélio Leite, é o representante dos peixeiros. Ele também falou concedeu entrevista ao Bom Dia SC e citou que os comerciantes já entraram com um pedido na Justiça para poder comprar peixe direto dos pescadores:

Continua depois da publicidade

— Não entendemos a negativa da prefeitura em prosseguir com o serviço de inspeção. Vamos tentar entender o escopo dessa situação. Esses entrepostos são fundamentais para o bom funcionamento das peixarias. Por enquanto, não há prazo para as 13 peixarias do Mercado Público reabrirem. Nós entramos no sábado como mandado de segurança para obter uma licença.