Nas peixarias de Joinville, o atendimento aos consumidores tem começado antes do sol nascer, por volta das 6 horas da manhã, e encerrado só perto das 22 horas. A expectativa é de que haja um incremento entre 20% e 30% na venda em relação ao ano passado, especialmente nesta quinta e sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Quem passar em uma das peixarias mais tradicionais da cidade por estes dias, precisa ter um pouco de paciência. Muita gente fazendo fila ou segurando senha para comprar o peixe da sexta-feira ou o camarão para os pratos especiais da Semana Santa.
– Tem aumentado o movimento todos os dias. E a gente espera que aumente ainda mais até a Páscoa. Vamos trabalhar todo o tempo que for preciso – diz Michelle Teixeira, uma das sócias da peixaria Classe A, do Mercado Público Municipal.
Embora esteja entusiasmada com as vendas, ela enfrentou um obstáculo este ano. Há poucos dias da Páscoa, um carregamento avaliado em R$ 30 mil foi furtado de um depósito da empresa em Balneário Barra do Sul.
Continua depois da publicidade
– A gente vai trabalhar para recuperar esse prejuízo. O que aumentar, o que der de lucro, vai ser para cobrir esse roubo – diz a proprietária.
Como conhece a rotina da Semana Santa e é uma assídua consumidora de peixes, Roléia Welter, se adiantou. Ela ligou para um dos vendedores, conversou sobre os peixes disponíveis, os preços e garantiu a compra nesta quarta-feira.
– Já sei como é. Sempre ligo antes. Hoje estou levando o camarão e alguns peixes pra garantir todas as refeições especiais – disse.
Os horários de atendimento variam de estabelecimento para estabelecimento. Mas a maioria vai expandir em pelo menos duas horas o atendimento nesta quinta e sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Confira a programação para aproveitar a semana de Páscoa em Joinville
Veja o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa e na Páscoa em Joinville
Orientações do Procon para quem não compra peixe periodicamente:
Olhos – Devem ser transparentes e brilhantes, como se o peixe ainda estivesse vivo. Quando o peixe fica muito tempo no gelo ele fica com os olhos achatados e sem brilho.
Corpo – O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela.
Guelras – Quando comprado fresco, o peixe deve apresentar guelras brilhantes e com a cor vermelha, clara e sem marcas cinzentas.
Pele – Tem que estar brilhante e úmida ao tato. A cor pode variar, dependendo das características das espécies.
Continua depois da publicidade
Escamas – Devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo. Não devem estar embaçadas e opacas, passe a mão no peixe e verifique se as escamas estão se soltando facilmente. Caso estejam, evite.
Odor – O cheiro não deve ser forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de que já passou da data de validade.