O carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley confirmaram o favoritismo e estão liderando o Grupo K do Grand Slam de Klagenfurt (Áustria), 15ª etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Nesta quinta-feira, na abertura da chave principal, os líderes do ranking venceram os austríacos Huber e Blaüel por 21/17 e 21/19 e, pouco mais tarde, passaram pelos espanhóis Lario/Gavira por duplo 21/17. Nesta sexta, os brasileiros não devem encontrar maiores dificuldades para garantir a passagem às oitavas-de-final no encontro com os holandeses De Gruijter-Kogel.
Continua depois da publicidade
Embalados pela conquista do Grand Slam de Gstaad (Suíça) no último domingo, Pedro Solberg e Harley estão correndo atrás do quinto título nesta temporada – ganharam também os abertos da Austrália, China e Itália – e o oitavo desde a formação da parceria da dupla em 2007. Comandam a classificação do campeonato com 5.620 pontos contra 5.340 dos segundos colocados, os chineses Penggen Wu e Linyin Xu, que abriram mão da competição na cidade européias. O campeão de 2008, no entanto, será conhecido depois do descarte dos cinco piores resultados das 20 etapas do calendário.
Das duplas masculinas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, o paranaense Emanuel e o baiano Ricardo também superaram os dois obstáculos de hoje pelo Grupo J sem grandes problemas. Abriram o dia batendo o capixaba Billi e o brasiliense Bruno Schmidt por 21/19 e 21/17 e, na seqüência, bateram os italianos Giontella/Nicolai por 21/11 e 21/17. Eles se despedem desta fase contra os suecos Berg B.-Brinkborg, que perderam as duas primeiras partidas.
Em outro clássico verde-amarelo na Áustria, o cearense Márcio e o capixaba Fábio Luiz, segunda equipe brasileira classificada à Olimpíada, estrearam no Grupo N perdendo para os veteranos Franco e Benjamin por 21/15 e 21/13. Foi a revanche do jogo de duas semanas atrás em Marselha, quando a vitória de Márcio e Fábio Luiz nas quartas-de-final foi fundamental na campanha do título do Aberto da França – primeiro da dupla depois de um ano – e na conquista da vaga para Pequim.
Continua depois da publicidade