O carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley, campeões do Circuito Mundial 2008, conquistaram, neste domingo, em Maceió (AL), o primeiro título da parceria no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2008. Nas areias da Pajuçara, eles derrotaram os campeões olímpicos de 2004, Ricardo e Emanuel (BA/PR) por 2 sets a 1, parciais de 18/15, 14/18 e 15/11. A terceira colocação da etapa alagoana ficou com os medalhistas de prata em Pequim, Márcio e Fábio Luiz (CE/ES).

Continua depois da publicidade

A vitória de Pedro e Harley foi a primeira da dupla na temporada diante de Ricardo e Emanuel. Nos nove confrontos anteriores – cinco pelo Circuito Brasileiro e quatro pelo Circuito Mundial – a vitória havia sido dos medalhistas de bronze em Pequim.

O título marca a despedida de Pedro Solberg do Circuito Banco do Brasil 2008. O atleta, que irá operar uma hérnia de disco em novembro, vibrou com o triunfo na decisão.

– Batalhamos muito para derrotá-los ao longo do ano, mas ainda não havíamos conseguido. Finalmente deu tudo certo. É muito bom terminar o ano com um resultado assim. Agora vamos para o Bahrain em busca de mais um título no último torneio da parceria nesta temporada – disse Pedro, referindo-se à próxima etapa do Circuito Mundial.

O jogo

Continua depois da publicidade

O primeiro set da decisão foi bastante equilibrado. Com as duas parcerias cometendo poucos erros, o placar seguiu igual até a reta final, quando Pedro finalizou um contra-ataque na paralela e marcou 16/14. Pouco depois, Harley largou para fechar a parcial: 18/15.

Na segunda parcial, Ricardo e Emanuel começaram melhor. Uma largada do paranaense anotou 4/0 no placar. Um ace de Harley fez 9/12, mas Ricardo, no bloqueio, não deu chances para a reação: 14/9. Tentando forçar o saque, Harley acabou dando o último ponto para os rivais ao acertar a rede: 18/14.

Pedro e Harley também começaram dominando o tie-break. Um erro de Emanuel colocou 7/4 no placar. Pouco depois, Pedro bloqueou Ricardo e fez 9/5. No fim, Ricardo sacou para fora e selou a derrota: 15/11.

– Não é porque perdemos os nove confrontos anteriores que perderíamos este também. Foram muitos jogos equilibrados, em que eles acabaram levando vantagem. Nesta etapa, nosso foco fez a diferença. Entramos bem concentrados desde o começo e mantivemos um desempenho constante ao longo da competição – disse Harley, que ainda não definiu com quem disputará as três últimas etapas do Circuito Brasileiro deste ano.

Continua depois da publicidade

– Ainda não tenho nomes. Quero formar uma dupla competitiva, que possa chegar às decisões. Mas, ao mesmo tempo, quase todos os atletas já estão com parcerias formadas e não quero atrapalhar ninguém – completou.