Apesar dos números desanimadores – produção, vendas e emprego estão caindo neste ano -, o setor têxtil brasileiro ainda ocupa certo papel de protagonismo no mundo e é um dos poucos que tem toda a cadeia produtiva integrada.
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:: Leia mais informações de Pedro Machado
A avaliação é do superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel, que ministrou palestra na tarde desta segunda-feira em Blumenau em evento promovido pelo Sintex.
Além de analisar a situação política e econômica do país e destacar os desafios da atividade – como a informalidade e a oscilação do dólar, que impacta nos custos de produção -, Pimentel destacou que as empresas do setor precisam investir em inovação e em nichos específicos de mercado. Não adianta, por exemplo, tentar concorrer com os asiáticos.
O varejo online também pode ser uma boa saída. Segundo o empresário, encomendas de roupas lideram as transações feitas pela internet no Brasil, mas a rentabilidade ainda é baixa. Há, portanto, espaço para crescer na web.
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