A Hering acumulou receita bruta de R$ 820,5 milhões no primeiro semestre de 2016, queda de 5,7% em relação a igual período de 2015. O lucro líquido, de R$ 90,9 milhões, foi 9,3% menor do que os R$ 100,3 milhões registrados entre janeiro e junho do ano passado.
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A companhia divulgou ontem os resultados do segundo trimestre. Em comunicado, alegou que “os efeitos do declínio do cenário econômico”, com redução da massa salarial, exerceram mais uma vez influência negativa nas vendas.
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Mais exposto à desaceleração do consumo no país, o canal multimarca retraiu 9,5% no segundo trimestre. As vendas das franquias caíram 4,1%. Por outro lado, nas lojas próprias houve incremento de 10,2% e nas webstores, o acréscimo foi de 10,9%. Só que essas duas frentes de negócio representaram, juntas, apenas 17,2% das receitas no período. Portanto, o resultado das franquias e dos canais multimarcas, que respondem pelo restante, pesa mais no resultado final.
No início do ano, a Hering anunciou um plano para revitalizar cerca de 100 lojas franqueadas e, assim, melhorar a experiência de compra do cliente. No primeiro semestre, 18 reformas foram entregues. A companhia também inaugurou outras quatro unidades, mas fechou oito – ficando com um saldo de 828. No comunicado, a companhia alega que inicia a segunda metade do ano cautelosa diante do cenário econômico, mas confiante com a recuperação da economia e com a estratégia de negócios adotada.
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“Nossos resultados de curto prazo permanecem sob pressão, principalmente, em função do desempenho de vendas. Ainda assim, o modelo de negócios da companhia tem se provado resiliente, com forte geração de caixa livre, bons níveis de rentabilidade e situação patrimonial confortável”, diz o texto.