Uma pesquisa realizada pela ContaAzul, empresa de Joinville que criou um software de gestão para MPEs, revela aspectos interessantes da percepção do micro e pequeno empresário em meio à recessão econômica. O estudo, inédito, foi feito com 1,2 mil empresas. Boa parte delas (47,7%) diz estar estudando novas oportunidades em meio à crise e manifesta interesse em apostar nelas. Por outro lado, 36,8% afirmam que não vão lucrar neste ano e que sobreviverão para pagar as contas, enquanto 15,6% temem fechar as portas.
Continua depois da publicidade
A maioria (64,8%) também afirma que mudanças tributárias impactam no negócio, mas não chegam a representar uma grande ameaça. Porém, 8,3% sentem o baque e admitem que precisarão sonegar. Um dado que preocupa: 53,1% delas admitiram que já fizeram demissões por causa da crise.
O estudo também estimula os participantes a analisarem a concorrência. E os resultados dão o tom do atual momento: 73%,3 das empresas veem que os concorrentes estão focados em sobreviver, com apenas 12,2% buscando diversificar os negócios. Ou seja, o momento é de conservadorismo, cintos apertados e esforço para manter as estruturas em operação, mas com alguma ponta de otimismo no horizonte que se avizinha.