As vendas aquém das expectativas do comércio nos últimos meses estão fazendo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) sugerir às CDLs regionais que façam promoções e ações em datas pouco tradicionais para o varejo. Não se surpreenda se você se deparar com cartazes em vitrines anunciando produtos com descontos para o Dia do Homem (15 de julho), Dia dos Avós (26 de julho) e Dia do Cliente (15 de setembro).

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:: Leia mais informações de Pedro Machado

Apostar nestas datas, digamos, incomuns é uma estratégia para motivar o consumo e fazer a economia girar em meses que não há um fator específico de apelo para as vendas. Ao incorporá-las no planejamento, o comércio trabalhará com ações para 10 datas neste ano – completam a lista o Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e a cereja do bolo, o Natal.

A CDL de Blumenau, por exemplo, decidiu embarcar nas celebrações do Dia do Homem. Lançou campanha com o tema “Os homens mudaram. Mas ainda adoram receber presentes” e está distribuindo material de apoio os lojistas.

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