Itamar Assumpção, um dos fundadores da chamada Vanguarda Paulista, que entre 1979 e 1985 reuniu a nata dos cantores/compositores daquele Estado, também foi um dos primeiros artistas a lançar seus discos de maneira independente, longe das regras das gravadores e suas estratégias de marketing.
Continua depois da publicidade
Dez anos depois da morte dele, em 2003, Itamar ganha destaque no novíssimo trabalho de Zélia Duncan chamado Tudo Esclarecido – Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção, lançado pela gravadora Warner em três versões (CD normal, digipack e deluxe, com livreto de 40 páginas e, futuramente, em vinil). O envolvimento de Zélia Duncan com a obra do “maldito” Itamar começou nos anos 1980, quando gravou Vou Tirar Você do Dicionário. Mas foram necessários 11 álbuns e 30 anos de carreira para que ela se sentisse à vontade para dar voz à obra do artista.
Entre as 13 canções, apenas Tudo Esclarecido é inédita. Zélia recebe dois convidados muito especiais – Ney Matogrosso e Martinho da Vila – em faixas que se destacam pelos arranjos econômicos e inteligentes, executados pela banda formada por Zélia (violão), Kassin (baixo acústico, baixo, guitarra dobro, lap steel, sintetizador), Stephane Sanjuan (bateria, tímpano e percussão), Thiago Silva (bateria e percussão), João Callado (cavaco), Marlon Sette (trombone), Luis Filipe de Lima (violão 7 cordas), Pedro Sá (guitarra, violão), Christiaan Oyens (dobro slide, guitarra, violão havaiano, violão, lap steel, bateria e percussão) e Marcelo Jeneci (teclados e acordeom).
A música Tua Boca, que já pode ser conferida na programação da Itapema FM, foi a primeira divulgada pela equipe de Zélia, e serve como chamariz para outras de igual relevância como Cabelo Duro, Isso Não Vai Ficar Assim e é de Estarrecer. Esta última tem versos em inglês na voz de Zélia e Martinho da Vila. Destaque para Zélia Mãe Joana, que fecha o projeto. Presente do próprio Assumpção para Zélia, foi escrita e entregue numa folha de calendário, como era hábito do homenageado.
Continua depois da publicidade