O catarinense Pedro Barros vai competir no principal evento do skate vertical do Brasil, que abre a temporada do circuito mundial da World Cup Skateboarding (WCS). O Maresia Vert Jam acontece entre os dias 1º e 3 de fevereiro, na pista montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, e reunirá os principais nomes do skate mundial.
Continua depois da publicidade
A disputa entre os experientes atletas e os novos talentos do skate mundial vai pegar fogo nesta edição. Com apenas 15 anos, o americano Jono Schwan fará a sua estreia no Maresia Vert Jam. Ao seu lado, o americano Mitchie Brusco e os brasileiros Pedro Barros e Rony Gomes vão defender a nova geração.
Atual campeão, Bob Burnquist será um dos representantes dos veteranos ao lado dos brasileiros Sandro Dias e Edgar “Vovô” e dos estrangeiros Pierre Luc Ronchetti, Renton Millar e Paul Luc Gagnon.
André Barros, coordenador técnico do evento, acredita que a nova geração está cada vez mais próxima dos ídolos.
Continua depois da publicidade
– O skate passou por uma nova fase nesses últimos quatro, cinco anos. Até 2009 eram sempre os mesmos atletas, aí apareceram o Pedro (Barros), Mitchie (Brusco), Ítalo (Penarrubia), Tom (Schaar). Não dá para dizer que os veteranos estão ficando para trás, ainda ditam regras. Mas o apetite dos mais novos é maior, eles têm mais vontade de chegar no topo, já está na hora de alguém da nova geração ganhar – explicou.
A rampa do Maresia Vert Jam também promete chamar atenção. Com tecnologia de ponta e padrão internacional, o half pipe, de 18 metros de largura por 4m20cm de altura.
– Sempre procuramos fazer uma rampa mais desafiadora para os atletas. Consultamos os próprios competidores para saber qual a rampa ideal – afirma Sandro Dias, supervisor do projeto.
Continua depois da publicidade
Além da prova individual, haverá a Red Bull Sick Trick. O Maresia Vert Jam terá transmissão do canal SporTV no sábado. Domingo, a RBS TV transmite a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular. A entrada é franca.
Histórico
O Vert Jam está no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro há 11 anos, sempre no verão carioca. Durante nove anos, a competição teve sua estrutura montada no Parque dos Patins, e contou com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para as manobras radicais.
Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o torneio. Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist.
Continua depois da publicidade
O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, nos dois últimos anos, 2010 e 2011, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos.
Em 2012, o carioca Bob Burnquist conquistou o pentacampeonato da competição.