O catarinense Pedro Barros começar a temporada 2013 com a participação no Maresia Vert Jam, principal evento do skate vertical do país e que abre o circuito mundial da World Cup Skateboarding (WCS).
Continua depois da publicidade
O evento acontece entre os dias 1º e 3 de fevereiro e reforça o espaço conquistado pelo Rio de Janeiro no calendário mundial. Este ano, a pista foi montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade maravilhosa.
A disputa entre os experientes atletas e os novos talentos do skate mundial vai pegar fogo nesta edição. Com apenas 15 anos, o americano Jono Schwan fará a sua estreia no Maresia Vert Jam.
Ao seu lado, o americano Mitchie Brusco vai representar a nova geração, ao lado dos brasileiros Pedro Barros e Rony Gomes. Atual campeão, Bob Burnquist será um dos representantes dos veteranos ao lado dos brasileiros Sandro Dias e Edgar “Vovô” e dos estrangeiros Pierre Luc Ronchetti, Renton Millar e Paul Luc Gagnon.
André Barros, coordenador técnico do evento, acredita que a nova geração está cada vez mais próxima dos ídolos.
Continua depois da publicidade
– O skate passou por uma nova fase nesses últimos quatro, cinco anos. Até 2009 eram sempre os mesmos atletas, aí apareceu o Pedro (Barros), Mitchie (Brusco), Ítalo (Penarrubia), Tom (Schaar). Não dá para dizer que os veteranos estão ficando para trás, ainda ditam regras. Mas o apetite dos mais novos é maior, eles têm mais vontade de chegar no topo, já está na hora de alguém da nova geração ganhar – explica.
A rampa do Maresia Vert Jam também promete chamar atenção. Com tecnologia de ponta e padrão internacional, o half pipe, de 18 metros de largura por 4m20cm de altura.
– Sempre procuramos fazer uma rampa mais desafiadora para os atletas. Consultamos os próprios competidores para saber qual a rampa ideal – afirma Sandro Dias, supervisor do projeto.
Além da prova individual, haverá a Red Bull Sick Trick. O Maresia Vert Jam terá transmissão do canal SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a RBS TV transmite a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular. A entrada é franca.
Continua depois da publicidade
Histórico
O Vert Jam está no calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro há 11 anos, sempre no verão carioca. Durante nove anos, teve sua estrutura montada no Parque dos Patins, e contou com a beleza da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Corcovado como cenário para as manobrass.
Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o torneio.
Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist.
O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, nos dois últimos anos, 2010 e 2011, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos. Em 2012, o carioca Bob Burnquist conquistou o pentacampeonato da competição.
Continua depois da publicidade