Um ótimo público enfrentou o vento frio nesta sexta, dia 13, para acompanhar a estréia do maior ídolo do surfe gaúcho no Reef Classic 2004, na Praia dos Molhes, em Torres. E Rodrigo “Pedra” Dornelles não decepcionou. Nos últimos minutos, o surfista local passou da terceira para a primeira colocação na bateria e avançou às oitavas-de-final da terceira etapa do World Qualifying Series (WQS) 2004, a divisão de acesso à elite mundial.
Continua depois da publicidade
– Comecei caindo nas primeiras ondas, mas tentei me concentrar melhor e no finalzinho consegui achar uma boa em que tirei um high-score (nota alta) para garantir a classificação – contou Pedra. – Acho que a torcida me motivou a não abandonar o barco e deu tudo certo, me classifiquei e dedico esta vitória para todo este público que ficou até agora esperando para torcer para mim.
Surpresa mesmo foi o catarinense Thiago Machado, que liderou boa parte da mesma bateria e ficou com a segunda vaga. De quebra, ele despachou o atual campeão mundial do WQS, o também catarinense Neco Padaratz. Outra eliminação precoce no dia de céu nublado e ondas de meio a 1 metro de altura na Praia dos Molhes foi a do carioca Daniel Hardman, que defendia a terceira colocação no ranking.
Já o líder e o vice-líder do WQS 2004, o sul-africano Warwick Wright e o potiguar Marcelo Nunes continuam na disputa do título, que vale premiação de US$ 10 mil e 1,5 mil pontos no ranking. Nunes garantiu a vaga nas oitavas com o segundo lugar na bateria vencida pelo norte-americano Chris Ward, despachando o gaúcho Stefano Dornelles, irmão mais novo de Pedra.
Ainda nesta sexta, o bicampeão brasileiro Leonardo Neves realizou a melhor apresentação dos dois primeiros dias do Reef Classic. Em duas ondas seguidas, ele arrancou notas 8,67 e 9,23 – a maior de toda a competição – para estabelecer um novo recorde de 17,90 pontos em 20 possíveis.
Continua depois da publicidade
As finais do evento devem ocorrer por volta das 12h deste domingo, dia 15, ainda na Praia dos Molhes.