As estratégias para a volta às aulas em Joinville estão sendo discutidas por diretores das escolas e Secretaria da Educação. O retorno está marcado para o dia 8 de fevereiro para os alunos e 3 de fevereiro para os professores e deve ser em formato rotativo. A data e o plano foram divulgados na última semana pelo munícipio.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Em reunião realizada na última quarta-feira entre diretores de escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Secretaria de Educação, as orientações iniciais sobre o planejamento para o ano letivo de 2021 foram repassadas às instituições.
Segundo a prefeitura, nos próximos dias, os profissionais irão participar de atividades de formação em encontros virtuais, para a apresentação das informações práticas do retorno às escolas.
> Volta às aulas em Joinville é marcada para fevereiro; veja como será
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, todo o trabalho está sendo desenvolvido de forma criteriosa, a fim de garantir aos alunos e aos professores segurança, aprendizagem de qualidade e socialização.
– Nossas escolas são ambientes seguros e estão preparadas para receber os alunos, de modo que voltem a ter uma aprendizagem de qualidade e a convivência com professores e colegas. Pedimos aos pais que voltem a trazer seus filhos e que confiem em nosso trabalho, que está sendo planejado com todo o cuidado – afirma.
Três eixos: segurança, acolhimento e planejamento pedagógico
A Secretaria de Educação fundamentou o planejamento em três eixos principais. Na segurança, serão discutidas as novas determinações sanitárias em questões como educação e alimentação escolar, além dos protocolos a serem adotados nas escolas e CEIs, como aferição de temperatura, uso de álcool em gel e máscara.
Outro ponto é o acolhimento de professores e alunos no retorno às aulas, afetados de diferentes formas pela pandemia de Covid-19.
Continua depois da publicidade
O terceiro eixo, segundo a Secretaria, envolve o planejamento pedagógico. Isso inclui o trabalho alternado semanalmente entre sala de aula e atividades que serão realizadas em casa, avaliação diagnóstica de aprendizagem e intensificação no uso da tecnologia.
Diretores se preparam para o ano letivo
Atuando há 36 anos na Rede Municipal de Ensino de Joinville, a diretora da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, Isolete Salomon, se prepara para o início de um ano letivo desafiador.
– Este ano está trazendo uma ansiedade e expectativa diferentes. Com o apoio da Secretaria da Educação, nós estamos amparados e mais preparados para receber os alunos de forma segura, com a certeza de que tudo vai dar certo – afirma a diretora.
Continua depois da publicidade