Os pedidos de falência pelas empresas no Brasil subiu 21,6% em outubro, em comparação com o mês de setembro. No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,8%, em comparação com o ano passado. Os dados são da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito. Em relação a outubro de 2011, o crescimento foi de 19,7%.
Continua depois da publicidade
Já o número de falências decretadas recuou 2,3%, acumulando um crescimento de 9,2%, de janeiro a outubro. Os pedidos de recuperação judicial caíram no mês (63,6%), mas têm apresentado alta no acumulado do ano (65,8%).
De acordo com a avaliação da Boa Vista Serviços, a desaceleração da economia observada em 2011 e que se estende por 2012 tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, prejudicando o desempenho financeiro e contribuído para a elevação os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012.
A elevação da inadimplência dos consumidores e empresas ocorrida em 2011 e início de 2012, também se refletem na capacidade de geração de caixa das empresas.
Continua depois da publicidade