Com o convênio que será firmado entre os dois hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade oferecerá apenas uma porta de entrada para o atendimento em urgência e emergência pediátrica em Blumenau. A saída encontrada para qualificar o serviço foi unificar o atendimento em apenas um hospital. Como o Santa Isabel (HSI) em breve não oferecerá mais atendimento de urgência e emergência, a tendência é que os especialistas sejam desligados do HSA e incorporados ao corpo médico do Hospital Santo Antônio.
Continua depois da publicidade
Na avaliação da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, a medida tende a facilitar a vida dos cidadãos, que muitas vezes são encaminhados de um hospital para outro.
– Todos sabem que hoje existe uma grande dificuldade de contratação de pediatras e os dois hospitais encontram dificuldade em fechar suas escalas de plantão para urgência e emergência – constata a gestora.
Entenda a mudança
>>> Hospital Santo Antônio assumirá atendimento pediátrico do Santa Isabel em Blumenau
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretária de Saúde, o convênio entre município e HSA não deve ser alterado. O custeio mensal no valor de R$ 659 mil continuará sendo repassado ao hospital, que administra a quantia e a divide entre todas as especialidades.
– A população terá uma porta única de entrada. Esse é o nosso objetivo: que a população saiba onde bater quando precisar – disse a secretária.
Mudança no atendimento
Através de uma nota oficial, os hospitais Santa Isabel e Santo Antônio informaram que o HSI assumirá todo o atendimento em urgência e emergência pediátrica na cidade. uma coletiva de imprensa será concedida na quarta-feira a partir das 9h para detalhar a mudança no serviço prestado na cidade.