Um evento para quem ama pedalar, gosta de desafios e quer conhecer todos os cantos da Ilha de Santa Catarina. Assim é definido o Tour de Floripa, uma brincadeira a partir do famoso circuito Tour de France, mas sem fins competitivos.

Continua depois da publicidade

O grupo está aberto ao público e não é necessária inscrição prévia para participar. Basta comparecer ao Parque de Coqueiros, na região continental, às 6h de domingo para dar a largada dos 140 km junto ao pelotão, no qual 83 pessoas já estão confirmadas.

– Logo após a conversa inicial, partiremos, no mais tardar às 6h15, para o percurso, começando pelo Sul da Ilha, que exige mais esforço – explica o organizador Leonardo de Paula – Faremos pequenas pausas de 15 minutos cinco lugares pré-definidos no mapa, para que o grupo se reúna novamente, pois todos os ritmos de pedal serão respeitados.

A maior pausa será na Lagoa da Conceição, para o almoço, e deve durar uma hora. Todo o percurso deverá ser completado em cerca de 12 horas, descontando os tempos de paradas, e estimando um ritmo de pedalada de 14 km/h (cicloturismo).

Continua depois da publicidade

Como será o deslocamento

– Nosso deslocamento respeitará as regras de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo em fila indiana (um a um) mais próxima ao bordo direito da pista quando não houver acostamento; em duplas, lado a lado, quando em ciclovia ou ciclofaixa e acostamento – resume de Paula.

O grupo também usará apitos e gestos para avisar qualquer intenção ou problemas a frente. Os membros da organização usarão coletes refletivos vermelhos e apitos, e segurarão o trânsito para as transposições de pista de todo o pelotão.

Recomendações aos participantes

– Prefira bike do tipo MTB, pois diversos tipos de terreno serão encontrados

– Leve: duas câmaras reservas, bomba de ar, chaves para ajustes, água e repositores de carboidratos, dinheiro e documento de identidade

Continua depois da publicidade

– Use: lanternas/farol, capacete, luvas, óculos, protetor solar