Mais de 1,5 mil ciclistas vão agitar as ruas e avenidas de Florianópolis na manhã do próximo domingo (26). A concentração para o Pedala Tour, um dos maiores passeios ciclísticos do país, acontece na Praça de Coqueiros a partir das 6h. O evento é totalmente gratuito e será realizado pela primeira vez na cidade. As vagas para inscrições estão esgotadas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
Voltado para toda a família, o Pedala Tour conta com a participação de crianças a partir de 8 anos, acompanhadas de um responsável, além de jovens, adultos e idosos. Todos os inscritos ganham um kit com camiseta, squeeze, sacochila, boné e um livreto sobre educação no trânsito, além de concorrer a duas bikes que serão sorteadas no final do evento.
Com chegada também no Parque de Coqueiros, o percurso total será de 10 quilômetros pelas ruas e avenidas da cidade. O tempo estimado do passeio é de uma hora.
O Pedala Tour tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e de hábitos que resultem em bem-estar e melhorias na qualidade de vida dos participantes, além de conscientizar quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte sustentável e que não gera poluição.
Continua depois da publicidade
Gilberto Gil deve trazer repertório de clássicos para show em Florianópolis; ouça playlist
Arena Pedala
Quem não for pedalar poderá aguardar os participantes na Arena Pedala, que estará aberta a partir das 6h para receber os participantes.
No local, além da tenda para retirada dos kits, estarão disponíveis serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia (glicose), orientação para treinos, avaliação corporal e bioimpedância. O espaço também contará com posto médico e ambulância de plantão para emergências.
Antes de pedalar, os participantes terão uma aula coletiva de alongamento, que acontece a partir das 8h15min, antes da saída do passeio. A largada está marcada para às 8h30min.
Majur, banda Maglore e mais: veja as atrações da Maratona Cultural desta sexta-feira
Ainda na Arena, a organização vai disponibilizar uma bicicletaria com técnicos para realizar, gratuitamente, pequenas manutenções de emergência nas bikes dos inscritos.
Continua depois da publicidade
No ponto de concentração, os participantes também terão frutas, água e isotônicos à disposição.
Durante todo o trajeto, os ciclistas serão acompanhados por um mini trio elétrico que promete agitar o evento. Para garantir a segurança de todos, as vias estarão fechadas e sinalizadas. Uma equipe de ciclistas guias acompanhará o grupo, garantindo uma atividade tranquila e segura.
UFSC tem 1,8 mil alunos com mais de 40 anos na graduação: “Ocupo o espaço que eu quero”
Educação no trânsito
Para ensinar as crianças sobre educação no trânsito, o Pedala Tour Florianópolis terá uma mini cidade cenográfica com simulação de ruas, veículos, sinalização viária e educadores disponíveis para orientar os pequenos.
No espaço, as crianças poderão participar de oficinas e ter acesso a informações sobre a importância de um trânsito pacífico e seguro para a redução do número de acidentes em todo o Brasil.
Leia também
IPCA-15 sobe 0,69% em março, puxado por aumento de custos com transporte
Morre um dos fundadores do Jornal de Santa Catarina, Flávio de Almeida Coelho