Para lazer, ir ao trabalho, escola ou à praia. Ir de bike é legal, mas é preciso pedalar com segurança. O Diário Catarinense lança o site especial Pedala SC para informar sobre notícias referentes ao universo dos ciclousuários em Santa Catarina. Informações sobre eventos, situação do sistema cicloviário e dicas de segurança podem ser encontradas na página.

Continua depois da publicidade

O site é lançado com um série de reportagens sobre o desafio de ser ciclista em Florianópolis. A capital que reúne movimentos pró-bikes bem engajados e uma geografia que merece ser apreciada sobre duas rodas.

A Capital catarinense conta com 43 quilômetros de vias ciclísticas, com poucas conexões entre suas ciclovias e ciclofaixas. Em boa parte da cidade, como a rodovia mais movimentada do Estado, a SC-401, é arriscado pedalar. Só neste ano, cinco pessoas foram atropeladas em Florianópolis.

Falta infraestrutura. Mas principalmente educação de trânsito, entre os motoristas e mesmo ciclistas, para garantir que as pessoas possam ir onde quiserem de bike com segurança. Na era da sustentabilidade, ir de bicicleta é positivo, por seu um modal de transporte ativo, que não polui e ajuda na qualidade de vida.

Continua depois da publicidade