Quando mandou fechar a praça de pedágio que funcionava em Palhoça, em junho do ano passado, o Ministério dos Transportes relacionava a determinação a uma medida corretiva à concessionária da BR-101.

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Por dois motivos: primeiro porque a troca de posição do prédio havia sido incluída no contrato de concessão (em função de a antiga se localizar em zona urbana) e depois por se tornar público o atraso de mais de 80% das obras previstas para a rodovia e que eram de responsabilidade da Autopista Litoral Sul – entre elas o contorno viário da Grande Florianópolis.

Quase um ano depois, a nova praça está pronta para operar. As obras do contorno, porém, ainda geram polêmica.

Entidades pressionam para que cobrança em nova praça

ocorra somente após início das obras do contorno

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As discussões são fomentadas pelas alterações no cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determina o prazo limite para o início da construção do contorno viário. Era final de 2013, passou para fevereiro de 2014 e agora se fala em 30 de abril. Adiamentos que se explicariam pela burocracia do licenciamento.

Ibama analisa documentos protocolados pela Autopista

No Ibama, o projeto venceu duas etapas até agora: liberação da licença prévia e entrega do plano básico ambiental. A área técnica do órgão tem 75 dias para analisar o documento e, se aprovado, emitir a licença de instalação (que permite iniciar as obras).

Há desconfiança sobre o cumprimento do prazo porque a última data de início determinada pela ANTT não fecha com o tempo legal que o Ibama tem para autorizar o empreendimento. A conta dos 75 dias arrasta o prazo para junho, quase dois meses depois do 30 de abril que ficou estipulado pela agência.

Seria este um dos motivos para a Associação dos Usuários de Rodovias de Santa Catarina (Auresc) ter formalizado pedido na Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, na semana passada, pedindo que os parlamentares intercedessem junto à ANTT para que a cobrança na nova praça de pedágio não fosse autorizada.

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Nova praça de pedágio e radares da BR-101 entram em fase de testes

Nesta terça-feira começam os testes no pedágio recém-construído, sem a cobrança. A tarifa só será paga pelos usuários depois de aval da ANTT, o que ainda não tem data prevista para ocorrer.

A diretoria da agência informou que ainda não recebeu o documento da Auresc e por isso não vai se manifestar. Frisou, porém, que a troca de posição da praça independe das obras do contorno viário e que a cobrança havia sido suspensa por um ano ou até que o novo prédio fosse construído.

Além da praça de pedágio, a Autopista Litoral Sul inicia testes nos radares fixos instalados na BR-101. Os equipamentos serão ligados ao longo da semana em caráter educativo, ou seja, sem a emissão de multas.

A medida foi recomendada pela ANTT e pela Polícia Rodoviária Federal, para que seja feita a aferição dos equipamentos e também para que os motoristas saibam sobre a existência dos radares.

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