Em seis meses deverá iniciar a cobrança de pedágio nos trechos catarinenses das BRs 101 e 116. Já há empreiteiros nas rodovias, principalmente tapando buracos.
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– A previsão é que tudo se realize dentro dos seis primeiros meses e a cobrança da tarifa comece após a vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – afirma Marcio Protta, diretor superintendente da OHL (empresa que venceu a licitação) para a autopista Litoral Sul, como estão sendo chamados os lotes catarinenses.
Com base nos preços vencedores da licitação, que serão reajustados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o jornal A Notícia fez uma projeção de quanto o motorista terá de pagar para passar pela praça de pedágio (veja quadro). A tabela completa de preços é apresentada de acordo com o tipo de veículo.
A conclusão: mesmo que Santa Catarina vá aplicar alguns dos menores valores do Brasil – por causa do modelo adotado pelo governo federal, que não cobra “aluguel”, – o pedágio vai pesar no bolso, especialmente dos transportadores de cargas.
Empresa e ANTT prevêem início da cobrança dentro do prazo
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Mesmo com a previsão de que a cobrança seja iniciada dentro do prazo previsto, ainda há um longo caminho até que o pedágio esteja funcionando. As áreas exatas onde ficarão as praças e a data em que elas devem começar a ser construídas ainda não foram definidas. A concessionária também não esclarece quando serão mostrados os projetos das praças, que, segundo a empresa, não estão prontos.
Também será preciso desapropriar os terrenos onde ficarão os locais para cobrança. Mesmo assim, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não fala em adiamento do pedágio.