A cor rosa toma conta do Vale do Itapocu durante este mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A primeira ação do Outubro Rosa pela Rede Feminina de Combate ao Câncer será neste sábado: um pedágio solidário em diversos pontos da cidade, das 9 às 12 horas. A programação da rede continua até o final do mês, incluindo a distribuição de 350 mamografias para mulheres da região.

Continua depois da publicidade

No pedágio, mais de 200 voluntários estarão envolvidos na ação. O único local divulgado foi a rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, 801, Centro, endereço da Rede Feminina. Segundo a presidente da instituição, Sandra Winter Rodrigues, o dinheiro arrecadado é um dos recursos disponíveis para a sobrevivência da instituição, que hoje oferece tratamento para 120 mulheres.

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Continua depois da publicidade

_ É importante divulgarmos que o Outubro Rosa tem como tema a conscientização da mulher sobre a prevenção. É muito importante realizar exames e ir regularmente ao médico _ destaca Sandra.

A experiência de encarar um câncer de mama tem sido um desafio para Valdeliria Jagielsky Vieira, 43 anos. Ela foi diagnosticada com um nódulo na mama direita em janeiro deste ano. Depois de três meses, ela retirou o seio e, em seguida, começou as sessões de quimioterapia.

_ Há dez anos, eu tive a síndrome de Guillain-Barré (doença do sistema nervoso que afeta a condução dos estímulos sensoriais até o cérebro), que me deixou quatro meses de cama e perdi a força dos músculos. Não sabia nada da doença, por isso fiquei assustada e minha família também. Já sobre o câncer de mama, tinha informações sobre tudo o que viria pela frente e o que teria de fazer. A informação foi a minha aliada nessa batalha _ conta.

Continua depois da publicidade

Dias bons e ruins

Valdeliria ficou triste de perder o cabelo, mas foi se animando com as possibilidades de lenços e turbantes que poderia escolher. Ela encontra lado positivo em tudo que vem passando. Embora esteja enfrentando um câncer, fez novas amigas ao frequentar a Rede Feminina. Mas ela não esconde que nem todos os dias são cor-de-rosa

_ Tem dias que você se sente menos feminina porque perdeu um seio e está careca. Tem dias que você fica mais debilitada e triste, mas tem que buscar força na família e seguir adiante.

Valdeliria revela que as sessões de quimioterapia têm sido mais difíceis do que imaginava. A cada 21 dias, ela passa por uma sessão única e demora cerca de uma semana para se recuperar. Depois da primeira vez, ela recuperou os três quilos, mas, na última, perdeu um quilo.

Continua depois da publicidade

_ É difícil, porque tenho que conciliar o câncer com os exercícios por causa da síndrome para não atrofiar a musculatura

Mesmo assim, Valdeliria não perdeu o lindo sorriso.

Programação

Dia 8

Show com o músico Lemuca Alves, no Grande Teatro da Scar. Os ingressos estão à venda por R$ 20 e R$ 15, mais um quilo de alimento. Os produtos serão doados à entidade Amigos em Ação.

Dia 9

Em parceria com a Estapar e a Prefeitura, a Rede Feminina promoverá o estacionamento rotativo solidário. Os recursos arrecadados com as ações serão investidos na infraestrutura da rede.

Continua depois da publicidade

Dia 17

350 mamografias serão distribuídas gratuitamente para mulheres acima de 40 anos. Serão 200 para Jaraguá do Sul, 50 para Guaramirim, 50 para Corupá e 50 para Schroeder. As interessadas devem ir à sede da Rede Feminina com a carteira de identidade e o comprovante de residência.

Dia 24

Caminhada Rosa. A saída está marcada para as 9 horas, no Fort Atacadista.

Ação na Escola Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84, das 9 às 14 horas. Serão promovidas dinâmicas e a distribuição de material informativo sobre a prevenção do câncer.