Uma mulher ficou ferida após ser atingida por um pedaço de reboco que caiu da varanda de um prédio antigo do Centro de Florianópolis por volta das 7h45 desta sexta-feira (5). Depois disso, o prédio foi interditado pela Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
O concreto causou um corte profundo no pé da vítima, que foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada consciente ao Hospital Celso Ramos. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dela. A prefeitura informou que o local tem alvará de funcionamento.
Neste imóvel, que fica na frente do prédio da Alfândega, na Rua Conselheiro Mafra, funciona uma unidade da loja de eletrodomésticos Casas Bahia.
Após o acidente, o prédio foi interditado pela Defesa Civil do município e aguarda uma resposta do engenheiro responsável pelo imóvel.
— É uma interdição temporária, depois, eles tem que ter um profissional habilitado para fazer as intervenções necessárias. Isolando o local, a gente evita que pessoas que transitam por aqui sejam atingidas por algum outro pedaço que venha a cair. Posteriormente, eles vão ter que colocar uma estrutura que proteja as pessoas que vão transitar no local. A responsabilidade com a manutenção é do proprietário do imóvel – detalhou o chefe de atividades técnicas da Defesa Civil, Marcos Roberto Leal.
Continua depois da publicidade
Por meio de sua assessoria de imprensa, a loja declarou em nota:
“A rede lamenta profundamente e informa que, tão logo ocorrido o incidente, foi acionado atendimento emergencial e a pedestre foi encaminhada ao hospital local para atendimento. A rede está prestando apoio à vítima, colocando-se à disposição no que for necessário”, disse.
Pedido para reforma
A empresa informou ainda que havia feito há dois meses manutenção preventiva da fachada e solicitado autorização da prefeitura para uma reforma, já que se trata de um prédio histórico. Reforçou também que fará uma nova manutenção em que colocará proteções até a liberação do órgão responsável.
Um funcionário do proprietário do prédio, que preferiu não se identificar, informou que o imóvel está alugado a esta loja há 15 anos. Segundo ele, a responsabilidade pela conservação da estrutura é do inquilino.
O imóvel foi construído em 1912 e é tombado como patrimônio histórico. O local já foi sede de um hotel e de uma loja de tecidos, que incendiou no fim da década de 1980. Depois disso, a construção passou por uma reforma completa, mas desde que recebeu esta unidade de varejo não passou por adequações, conforme o representante do dono.
Continua depois da publicidade
O Instituto de Patrimônio Histórico de Florianópolis (IPUF) confirmou o pedido da empresa para verificar a viabilidade da reforma.
Conforme o IPUF, por se tratar de uma construção tombada, a legislação exige uma análise técnica prévia. Ainda de acordo com o IPUF, o documento de viabilidade foi finalizado na última terça-feira (2).
Em uma reunião nesta sexta-feira, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e os proprietários do imóvel devem discutir uma solução para o problema.
Ouça as informações com Juliana Gomes: