Peças de um posto de combustível foram encontradas em meio à vegetação do Morro do Gato, a ligação Velha-Garcia, em Blumenau. Uma denúncia levou a equipe da prefeitura até o local. Além de crime, o depósito ilegal resultou em dois dias de trabalho para a Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), que precisou de dois caminhões e seis viagens para retirar todo o material.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O caso foi flagrado pelo fotojornalista Patrick Rodrigues na terça-feira (15), veja as fotos abaixo. Uma equipe da Seurb recolhia as peças com a ajuda de um guindaste. O secretário da pasta, Ricardo da Silva, contou que uma ligação anônima à sede da instituição levou os trabalhadores a descobrir o material.

Ricardo revela que o problema não é novidade, mas há algumas semanas, com o apoio de rondas da Polícia Militar, os descartes irregulares praticamente zeraram. Na semana passada, porém, outra chamada anônima levou a equipe a encontrar duas placas de ferro, também de um posto de combustíveis desmontado.

Nesta semana, no entanto, a quantidade era muito maior. A secretaria não informou o peso total, mas a caçamba do caminhão encheu seis vezes. Ricardo calcula que apenas o prejuízo para os cofres públicos com o serviço foi de cerca de R$ 4 mil, mas há também a questão ambiental.

Continua depois da publicidade

A secretaria tem como protocolo registrar boletim de ocorrência em casos assim, para que a Polícia Civil possa identificar o responsável. Jogar lixo no mato é crime ambiental, passível de multa pelo município.

Descarte correto

Há empresas na cidade que fazem o recolhimento desse tipo de material para o descarte correto. Quando a pessoa precisa se desfazer de determinados objetos — como restos de materiais de construção e sofá — a orientação é chamar um desses “leva entulhos”.

Veja fotos