Peças de cerâmica indígena que datam de mil anos atrás foram encontradas no interior de Ipira, Oeste de Santa Catarina. As escavações em busca dos objetos ocorrem desde o início de agosto. As atividades fazem parte do Projeto de Gestão do Patrimônio Arqueológico e Programa Integrado de Educação Patrimonial. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O sítio pré-colonial está na Linha Península, local onde será construída a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pira, no Rio do Peixe, entre as cidades de Ipira e Piratuba. As peças foram encontradas em uma área onde também há um muro feito de pedras encaixadas, chamadas de taipas.

Conforme a historiadora e arqueóloga Graciele Tules de Almeida, que coordena os trabalhos de campo, as peças encontradas remontam a uma ocupação indígena. 

Ela destaca que à medida que novas descobertas forem surgindo elas serão levadas ao conhecimento público, por se tratar de uma questão histórica e cultural do município.  

Continua depois da publicidade

— Os achados revelam fragmentos da história de Ipira, ainda desconhecido dos ipirienses, como também, apontam para o potencial da área para novos achados e a importância da preservação do patrimônio cultural de Ipira, entre eles, os sítios arqueológicos — disse. 

Sítio pré-colonial está no local onde será construída a Pequena Central Hidrelétrica
Sítio pré-colonial está no local onde será construída a Pequena Central Hidrelétrica (Foto: Prefeitura de Ipira/Divulgação)
Escavações em busca dos objetos ocorrem desde o início de agosto
Escavações em busca dos objetos ocorrem desde o início de agosto. (Foto: Prefeitura de Ipira/Divulgação)

*Com informações de G1/SC

Leia também:

“Um oásis de sorriso”: Morte de Magro Lima comove colegas e ouvintes do Pretinho Básico

Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões; vídeo

Continua depois da publicidade

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?