Ceca de 180 peças metálicas da cobertura e da fachada da Arena Amazônia serão recebidas nesta segunda-feira no porto Chibatão, na zona sul de Manaus. Com 1,6 mil toneladas de aço, a embarcação que traz as estruturas partiu de Aveiro, em Portugal, e fez um percurso de 7 mil quilômetros em 15 dias.

Continua depois da publicidade

A previsão é de que a operação de desembarque dure aproximadamente três dias e que, apartir do dia 13 de maio, as estruturas comecem a ser transportadas do porto para a Arena da Amazônia.

A fachada e cobertura da Arena da Amazônia são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante a um cesto de palha indígena. O peso total de toda a estrutura é de 6,67 mil toneladas. A empresa responsável pela fabricação das peças também participou da construção da Arena do Grêmio

Com 60% das obras concluídas, a Arena da Amazônia está em fase de finalização do lançamento dos degraus da arquibancada superior. Após esta etapa, que tem previsão para ser concluída nas próximas semanas, começa a montagem da estrutura metálica da fachada e cobertura. O guindaste responsável por içar as peças está no canteiro de obras desde janeiro deste ano e tem capacidade para 750 toneladas.

A previsão é que até a segunda quinzena deste mês todas as peças estejam no entorno do estádio. O segundo navio com mais peças da fachada e cobertura deve chegar a Manaus em junho. Ao todo serão em torno de seis meses de trabalho para que esta etapa possa ser concluída em outubro deste ano. A entrega do estádio está marcada para dezembro.

Continua depois da publicidade