“A vida humana não passa de um sonho”. É assim que um dos personagens do espetáculo Werther: Tempestade e Ímpeto recebe o público, lançando-o em sua reflexão. Uma paixão impossível, questionamentos de cunho existencialista e um final trágico são os três elementos que permeiam a trama, baseada na obra escrita por Johann Wolfgang von Goethe em 1774, Os sofrimentos do jovem Werther.

Continua depois da publicidade

A peça da Essaé Cia de Teatro, de Joinville, será apresentada nesta quinta e sexta-feira no Teatro Sesc de Jaraguá do Sul, com entrada gratuita e um convite à reflexão.

:: Confira outras notícias de Jaraguá do Sul ::

Continua depois da publicidade

A história do amor impossível de Werther pela jovem Charlotte chega aos palcos acrescida de personagens de outras obras marcantes do Romantismo. Hamlet, de Shakespeare, Hamletmachine, de Heinner Müller e O mito de Sísifo, de Albert Camus, entram na trama principal através de Ofélia e Sísifo, criando a discussão que envolve toda a peça: o absurdo da existência humana e o suicídio.

Ator e produtor da companhia, Cassio Correia conta que o texto é primeira montagem da Essaé. A peça estreou em 2010 com direção de Nando Moraes e no começo do ano passado recebeu um trabalho de codireção de Lucas David, que deu uma roupagem diferente à peça.

– O espetáculo mudou bastante de 2010 para cá, está com uma sensibilidade maior _ conta Cassio.

Denso, o texto dramático usa de metáforas para transmitir sua mensagem. Para Cassio, apesar de Os sofrimentos do jovem Werther ter sido escrito no século XVI, os questionamentos trazidos pela obra – e pela peça – ainda é muito atual.

Continua depois da publicidade

– Em todo espetáculo de teatro ocorre de o público se identificar com a história encenada. E o suicídio é algo presente hoje em dia. Passamos por um momento de discutir as possibilidades que possam existir. O pessimismo sempre existe, mas ele passa pela influência da atualidade _ resume Cassio.

SERVIÇO

O quê: espetáculo Werther: Tempestade e Ímpeto, da Essaé Cia de Teatro (Joinville)

Quando: hoje e amanhã, às 20 horas

Onde: Teatro Sesc

Quanto: gratuito