A apresentação da peça teatral “A menina e sua Sombra de Menino” foi adiada em Campos Novos por conta de reclamações de pais. Em redes sociais, alguns deles fizeram postagens de repúdio à peça, dizendo que o espetáculo trazia mensagens de ideologia de gênero e sexualidade. Depois disso o grupo de teatro decidiu adiar as apresentações na cidade. Das oito previstas para acontecerem em cinco escolas estaduais no município, só três foram apresentadas.
Continua depois da publicidade
– A gente ficou muito constrangido, com medo até certo ponto porque foram ameaças contra a nossa vida, acusações infundadas. Tanto é que a gente até fez um boletim de ocorrência contra essas pessoas. – comenta o produtor do teatro, Heitor Borgen Lins.
A peça conta a história de uma menina que gostava de brincar de boneca, mas também de jogar bola, e segundo os atores do espetáculo o foco do teatro são as brincadeiras da infância.
– Toda criança tem o direito de brincar com o que ela quiser, porque isso não vai fazer ela ser menino ou menina. Não é disso que a gente está falando. Está todo muito assustado com essa repercussão porque o espetáculo não tem nada sobre a tal ideologia de gênero, nada sobre sexualidade. – explica a atriz Paula Bittencourt.
Depois das manifestações, o Ministério Público e órgãos ligados à cultura e assistência social de Campos Novos assistiram à peça. Segundo a superintendente da Fundação Cultural da cidade, Marli Becker, o grupo teatral recebeu o aval para continuar apresentando a peça no município, mas a produção do espetáculo decidiu adiar as apresentações.
Continua depois da publicidade
– A gente só não está entendendo porque o cancelamento, se poderia aproveitar esse momento e convidar os pais que a gente julga estarem equivocados que pudessem participar, assistir para tirar as conclusões. – avalia.
As apresentações serão retomadas na semana que vem nas cidades de Abdon Batista, Celso Ramos e Anita Garibaldi.
Leia também: