Neste sábado, o 7º Verão Teatral de Joinville abre a temporada de espetáculos da cidade com uma seleção de obras para todas as idades e todos os tipos de discussões. São 12 peças que serão apresentadas aos fins de semana no galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), na Cidadela Cultural Antarctica, a preços populares.
Continua depois da publicidade
O festival começa com uma peça que, ainda que pareça ter temática infantil, é voltada para todos os públicos. "A Menina e sua Sombra de Menino", do Grupo Malagueta Produções, é inspirada em um livro francês lançado em 1976 pelo psicólogo Christian Bruel, em um momento em que temas contemporâneos começavam a aparecer na literatura para jovens.
Apesar de seus mais de 40 anos de lançamento, a história levantou polêmica no interior de Santa Catarina no ano passado, quando o espetáculo do Grupo Malagueta seria apresentado dentro de um projeto que levava teatro para as escolas públicas. Manifestações da comunidade, movimentadas pelas famílias de estudantes que seriam contemplados com as apresentações, aliados a ameaças aos atores, fizeram com que o grupo precisasse cancelar as participações em Campos Novos e em Xanxerê.
— Estreamos em julho e já tínhamos feito algumas apresentações, com as reações das plateias sempre muito positivas. As cidades onde ocorreram as censuras foram porque eles não assistiram a peça antes de se manifestarem — afirma a atriz Paula Bittencourt.
Atriz há 15 anos, ela sentiu necessidade de tratar sobre o tema ao perceber o contexto em que os filhos, um menino e uma menina, estão crescendo. Para ela, a mensagem principal é que a criança tem o direito de brincar, sem restrições ou padronizações.
Continua depois da publicidade
"A Menina e sua Sombra de Menino" conta a história de uma garota que gosta de brincar de boneca e de se arrumar na frente do espelho, mas também de usar sua energia para jogar bola e correr. Como os pais e as pessoas com quem ela convive tentam encaixá-la em um padrão, afirmando que ela se comporta como um menino, um dia ela acorda e descobre que sua sombra virou um menino.
— O espetáculo fala do lugar do brincar. Trabalhamos com ações do cotidiano em brincadeiras, como amarelinha e pular corda, e brincadeiras separadas por gênero. O espetáculo tem poucas falas, assim como o livro. Optamos por trabalhar mais nesse sentido, com a música como dramaturgia sonora — conta a atriz.
"A Menina e sua Sombra de Menino" terá apresentação única em Joinville neste sábado, às 20h30. No domingo, será a vez de outra companhia convidada: "Tem Xente um Feis", da Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul. O Festival tem ainda estreias de Joinville, como "Bio (Círculo da Vida)", da Metamorfose Cia. Cênica; e "João e o Pé de Feijão", espetáculo que a Essaé Cia., de Joinville, herdou da Turma do Papum, de Florianópolis, que encerrou as atividades no fim de 2018.
Confira a programação completa do Verão Teatral.
Agende-se:
O QUÊ: Verão Teatral, com abertura do espetáculo "A Menina e sua Sombra de Menino", do do Grupo Malagueta Produções
Continua depois da publicidade
QUANDO: abertura no sábado, às 20h30. O Festival continua com apresentações sempre aos sábados e domingos.
ONDE: Galpão da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (rua Quinze de Novembro, 1.383, América)
QUANTO: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, idosos, deficientes físicos e professores da rede pública, mediante apresentação de documento com foto. À venda no site Enjoy Events e na loja Verde Leve, no piso térreo do Shopping Mueller